Quando Madonna desembarcou no Brasil para a turnê do álbum “MDNA”, em 2012, o Nordeste não estava no roteiro de shows, cujas apresentações estavam programadas apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Aquilo seria suficiente para a empresária da noite gay de Recife, Maria do Céu, encabeçar uma espécie de protesto silencioso (em alto e bom som) e criar um dos eventos gays mais inusitados do Brasil, na isolada e distante Fernando de Noronha.
Eduardo Vessoni/Viagem em Pauta
E desde então, esse arquipélago em pleno oceano Atlântico Noronha sai do armário, ao menos, uma vez por ano.
Em sua 5ª edição, o Love Noronha se transformou na maior referência do universo LGBT da ilha, o paraíso brasileiro que fica a pouco mais de 540 km de Recife, em Pernambuco.
Patrick Muller/Divulgação
“O evento é para ocupar um espaço que ainda está vazio, não só em Noronha, como no resto do Brasil. O sucesso do Love Noronha é poder reunir desde o mecânico da ilha que nos procura por uma bandeira colorida até os empresários envolvidos”, disse a organizadora Maria do Céu, durante evento em São Paulo, no último sábado (28 de maio), em que o Viagem em Pauta esteve presente.
“O objetivo não é a festa, mas poder marcar nosso espaço e fincar a bandeira da diversidade”, completou.
Durante 4 dias, entre 18 e 21 de agosto, o evento contará com uma programação intensa com atividades como welcome drinks n’O Pico, bar da ilha conhecido por sua decoração com xilogravuras do cordelista J. Borges e shows de MPB; e workshop e exposição de joias com o joalheiro Tchello Correia.
O Love Noronha 2016 contará também com atividades turísticas durante o dia (mas não muito cedo porque ninguém é de ferro), pôr do sol e duas baladas noturnas com música eletrônica, em locais ainda não definidos, e desfile das peças do estilista Marcelu Ferraz.
No último dia do evento, os participantes contam também com o tradicional Festival Gastronômico do Zé Maria, um buffet com cerca de 60 opções de pratos como salmão com molho de maçã, arroz de café com mel, purê de jerimum, paella e farofa de pão velho.
“Não é uma festa gay. O Love Noronha é um festival para o público LGBT, em Fernando de Noronha, a ilha mais gay do Brasil”, descreveu o assessor do evento Aron Cohen.
Morro Dois Irmãos, em Fernando de Noronha
Vista da praia do porto de Santo Antonio, em Fernando de Noronha
Baía do Sancho, uma das atrações naturais de Fernando de Noronha (foto: Baía do Sancho, uma das atrações naturais de Fernando de Noronha
Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (foto: Eduardo Vessoni) Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (foto: Eduardo Vessoni) Pelo 3ª ano consecutivo, Baía do Sancho é eleita uma das melhores praias do mundo (foto: Eduardo Vessoni) Pelo 3ª ano consecutivo, Baía do Sancho é eleita uma das melhores praias do mundo (foto: Eduardo Vessoni) Morro Dois Irmãos, em Fernando de Noronha (foto: Eduardo Vessoni) Morro Dois Irmãos, em Fernando de Noronha (foto: Eduardo Vessoni) Praia do Leão, no Mar de Fora (foto: Eduardo Vessoni) Praia do Leão, no Mar de Fora (foto: Eduardo Vessoni) Vista da praia do porto de Santo Antonio, onde acontecem as aulas em águas confinadas de Fernando de Noronha (foto: Eduardo Vessoni) Vista da praia do porto de Santo Antonio, em Fernando de Noronha (foto: Eduardo Vessoni) O Pico, em Fernando de Noronha (foto: Eduardo Vessoni) O Pico, em Fernando de Noronha (foto: Eduardo Vessoni) foto: Eduardo Vessoni foto: Eduardo Vessoni Captura Intencional de tartarugas, na Praia de Sueste, em Fernando de Noronha (foto: Eduardo Vessoni) Captura Intencional de tartarugas, na Praia de Sueste, em Fernando de Noronha (foto: Eduardo Vessoni) Mirante da Praia do Sancho (foto: Eduardo Vessoni) Mirante da Praia do Sancho
Baía do Sancho, em Fernando de Noronha
Praia do Leão, no Mar de Fora
O Pico, em Fernando de Noronha