Festa literária transforma Ouro Preto em destino internacional

Com mais de 300 anos de história, Ouro Preto é um dos principais símbolos de Minas Gerais, e não só entre os limites do país, mas também no exterior. A antiga Vila Rica, no passado berço de alguns dos mais importantes movimentos na luta pela independência brasileira e hoje palco de grandiosos eventos culturais, é um dos ícones máximos do Barroco nacional e mundial.

A cidade, tombada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, sedia, entre 4 a 8 de novembro, um dos encontros literários mais importantes do Brasil –o Fórum das Letras.

Divulgação/VisitBrasil

Divulgao/VisitBrasilDivulgao/VisitBrasil

Vista do Pico do Itacolomi, em Ouro Preto (MG)

Além de autores nacionais e internacionais, o evento terá ainda diversas atrações. Durante o dia, o programa é desvendar altares e imagens, garimpar peças nos antiquários e feiras de artesanato em pedra-sabão, bater perna pelas lojas e cafeterias da rua Direita. À noite, bares e festas agitam as repúblicas de estudantes.

Além do Fórum das Letras, Ouro Preto oferece uma série de atrações para quem deseja visitar a cidade. Igrejas e construções históricas erguidas no século 18 espalham-se pelas ladeiras. Inspiradas no estilo barroco, exibem até hoje a suntuosidade típica da época, que teve Aleijadinho como grande ícone. O escultor assina o projeto e as belas obras que fazem da igreja de São Francisco de Assis uma das referências do barroco brasileiro. A construção divide os holofotes ainda com a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a mais rica de Minas Gerais, com mais de 400 quilos de ouro.

Bruno Arita/Divuçlgação

Bruno Arita/DivulgaoBruno Arita/Divulgao

Cortejo Lua Nova

Para visitar os espaços, é importante estar atento ao horário de funcionamento –muitas atrações não abrem às segundas-feiras. Em algumas, há cobrança de ingresso e não é permitido o uso de câmeras fotográficas e filmadoras.

Fórum das Letras 

Considerado um dos encontros literários mais importantes do país, o Fórum das Letras deve levar cerca de 30 mil pessoas à cidade. Promovido pela UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e idealizado pela professora Guiomar de Grammont, o evento foi concebido, há onze anos, com a intenção de promover o diálogo entre autor e público participante, além de valorizar a importância de Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade, nos âmbitos turístico e cultural.

Desde sua primeira edição, em 2005, o evento recebe os mais importantes autores da literatura contemporânea.

Fórum das Letras de Ouro Preto
Quando: 4 a 8 de novembro
Mais informaçõeswww.forumdasletras.ufop.br