Festival de Tiradentes mistura culinária nordestina com francesa
Tiradentes receberá, no período de 21 a 30 de agosto, o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, que, há 18 anos, potencializa a histórica cidade mineira. O festival, que faz parte do Projeto Fartura, levará à cidade grande variedade de atividades gastronômicas.
O festival se baseia na pesquisa realizada pela Expedição Fartura Gastronomia, que já percorreu mais de 60 mil km por 21 Estados e o Distrito Federal, mapeando regiões, produtos, produtores, chefs e tradições culturais de cada lugar.
GuiriReyes.com/Divulgação
O resultado desta viagem é levado para a cidade através da presença de profissionais do Brasil inteiro, como a chef Daniela Martins, responsável pela cozinha do Lá em Casa, em Belém, a chef Márcia Pinchemel, do Antônia Bistrô de Goiás e Rosa Nunes, do Cabana do Lago de Tocantins, que irão assinar alguns dos jantares realizados no festival.
Estarão presentes também produtores, como Guilherme Ferreira, que produz queijo da Serra da Canastra, em Minas Gerais, e que foi recentemente premiado como um dos melhores queijos do mundo pelo Mondial Du Formage de Tour, na França. Além dele, Nazareno Alves de Belém, que falará sobre o tradicional peixe com açaí do Norte do país, e Dona Nena, sobre o chocolate da Ilha do Combu, no Pará.
Um dos principais objetivos do festival é, a partir do conteúdo gerado pelas pesquisas, promover a cadeia produtiva gastronômica, resgatando o prazer de sentar à mesa e celebrar a gastronomia.
Roteiros gastronômicos
A oferta de roteiros gastronômicos complementa as novas opções para os turistas, que poderão conhecer um pouco mais sobre o cenário da cidade de Tiradentes e seu entorno. Uma das possibilidades é a visita a um dos alambiques mais antigos do Brasil, localizado em Coronel Xavier Chaves, a 22 km da cidade. Atividades que envolvem pequenos produtores e empreendedores da região, beneficiando um número maior de pessoas durante a realização do evento.
Intercâmbio
Outra novidade desta edição é o intercâmbio entre Tiradentes e Mougins, na França. Cidades que compartilham, além do amor pela cultura e pelas artes, a valorização da gastronomia local, incentivando chefs e pequenos produtores.
Realizado na cidade francesa desde 2006, o Festival L’Etoile de Mougins, evento internacional de gastronomia, será protagonista de uma parceria inédita com o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes.
A presença, em Tiradentes, de uma comitiva francesa, composta pelos chefs Xavier Burelle (Hôtel de Mougins), Laela Mouhamou (La Brasserie de la Méditerranée), Emmanuel Ruz (Lou Fassum) e Serge Chollet (Le Moulin de Mougins), marca o início deste intercâmbio.
Os chefs assinarão dois dos jantares exclusivos no restaurante Pacco Bacco, sendo dois chefs por jantar: Xavier Burelle e Laela Mouhamou e Serge Chollet e Emmanuel Ruz. Os chefs franceses também ministrarão algumas aulas durante o festival.
A segunda parte do intercâmbio acontecerá em setembro quando os chef’s mineiros, Fred Trindade (Trindade – Belo Horizonte), Léo Paixão (Glouton – Belo Horizonte), Ivo Faria (Vecchio Sogno – Belo Horizonte) e Rodolfo Mayer (Angatu – Tiradentes) representarão o festival mineiro na 10º edição do festival gastronômico francês.