Fundação de Turismo fomenta implantação de totens eletrônicos e …

A Capital do Pantanal tem sido cada vez mais reconhecida como destino turístico nacional e internacional. Recentemente, o Pantanal foi considerado o quarto melhor destino de viagem para apreciação da vida selvagem do mundo. Concorreu com dezenas de outros locais internacionais em concurso promovido por um dos principais portais de notícias dos Estados Unidos, USA Today. A cada ano, o fluxo de turistas em Corumbá aumenta, em parte devido à sua excentricidade única, por outro lado, por causa de seus projetos de fomento ao turismo.

Em Corumbá acontecem alguns eventos geradores de fluxo de turistas como o Carnaval, o Festival América do Sul e o Banho de São João, além do turismo de pesca que é muito forte na cidade e o turismo de lazer. Segundo dados da Fundação de Turismo, por Corumbá passaram 204.544 visitantes em 2013. Ainda em 2013, o fluxo econômico estimado pelo segmento de pesca foi de mais de 99,5 milhões de reais, na zona rural e urbana da cidade, refletindo a grande relevância do setor de pesca na geração de emprego e renda para o crescimento econômico de Corumbá.

Dados de 2014 informam que cerca de 2.500 turistas estiveram em Corumbá durante o Banho de São João em 2014. Só os turistas movimentaram mais de 1,1 milhão de reais durante o evento. Isso sem contar os valores estimados que foram gastos por residentes. Desses turistas, 98% afirmaram o desejo de retornar a Corumbá. Já no Festival América do Sul, em 2014, os turistas gastaram mais de 1,1 milhão de reais com hospedagem, compras, alimentação e gastos com o festival. Os visitantes tiveram maior participação nos gastos realizados no evento, somando mais de 58%. Ainda em 2014, o fluxo diário estimado no Carnaval foi de 30 mil foliões por noite, contando com residentes e turistas. Os turistas, naquele Carnaval, gastaram mais de 7,2 milhões de reais na cidade.

A Fundação de Turismo de Corumbá trabalha com divulgação de produtos e atividades voltadas para o Turismo em feiras promovidas pelo Governo do Estado, onde ficam expostos materiais da Fundação e do empresariado local. O objetivo dessas feiras é estimular o turismo nos municípios do Mato Grosso do Sul. As belezas de Corumbá já foram pauta jornalística da TV Record; do programa Mais Você, da Rede Globo; do Pé na Estrada, da BAND; e do Jota e Amigos, do SBT. Corumbá conta hoje com três centros de atendimento ao turista, um localizado dentro da Fundação de Turismo, no Porto Geral, outro na Rodoviária da cidade que funciona todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados, e o Centro Internacional de Atendimento ao Turista (CIAT), na fronteira com a Bolívia.

Segundo a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Corumbá, Hélènemarie Dias Fernandes, é uma constante essa exposição da cidade na mídia, não apenas nacional, mas internacional. “Muitas coisas não são nacionais, recebemos muitas emissoras internacionais e fazemos todo o acompanhamento, inclusive ajudando a roteirizar todas essas produções que vão lá para a Europa, para os EUA, Japão, etc.”, afirma. A Fundação de Turismo tem trabalhado no novo vídeo institucional da cidade, “além de outras ferramentas que esse ano serão lançadas para que nas feiras e nas produções locais sejam passadas, onde a gente divulga todo o turismo”, assegura Hélènemarie.

Segundo a diretora-presidente da Fundação de Turismo, a Estrada Parque Pantanal é o maior produto que Corumbá oferece ao turista internacional. Está inserida nos maiores guias internacionais franceses e alemãs. Hélènemarie acredita que Corumbá já foi muito além do turismo de pesca esportiva. “Esse é segmento consolidado em Corumbá que cada vez mais tem que amadurecer, mas hoje estamos fortalecendo o turismo de negócios e o próprio turismo de lazer”, esclarece.

“Em contexto de projeto, nós fomos contemplados pelo Ministério do Turismo para sinalização turística, onde foi priorizada a sinalização turística para pedestres que queremos estimular bastante no perímetro do centro histórico da cidade, além de totens eletrônicos, tudo isso já está quase finalizando com a Caixa Econômica e estamos trabalhando bastante para esse ano ser implantado”, afirma a diretora-presidente da Fundação de Turismo.

A Fundação de Turismo está fomentando alguns projetos no contexto da produção associada ao turismo. Junto ao Sebrae, a Fundação mapeou todos os produtores de alimentos artesanais, inclusive em assentamentos, para que esses produtos possam ter potencial no mercado. “Com isso, a gente estimula o empreendedorismo e começa a apoiar o produtor que não tem onde escoar, começamos a despertar neles o sentido de que o turismo pode agregar valor ao negócio deles”, explica Hélènemarie. Nos seis meses passados, a Fundação fez o diagnóstico do setor e resolveram iniciar o projeto com aqueles produtores que estão semiestruturados. “Temos uma série de castanhas, frutos e produtos singulares que atraem o turista e que não estão na prateleira, nem para serem consumidos pelo setor de alimentação, nem para o turista. Estamos tentando fomentar esse trabalho para que essa cadeia da produção alimentar funcione e agregue valor à atividade turística”. O Sebrae já apresentou uma proposta para o desenvolvimento desse setor e a Fundação de Turismo vai dar entrada aos trâmites legais.
Programa Cama e Café

Desde que assumiu o cargo, a diretora-presidente da Fundação de Turismo implantou o observatório de turismo que tem o objetivo de identificar o que é Corumbá no contexto turístico, pois não havia base de dados para direcionamento das atividades da Fundação. Já são 24 meses de montagem da base de dados e a Fundação já está monitorando a atividade turística na cidade. Depois das pesquisas, foi constatado que em Corumbá, em algumas ocasiões, faltam leitos.

Hélènemarie, diretora-presidente da Fundação de Turismo, explica que uma das diretrizes para se trabalhar o turismo é a inclusão de pessoas. “A gente não faz o turismo pelo turista, simplesmente, a gente faz o turismo pelo desenvolvimento local”, afirma ela. Visando aumento de leitos e oferecendo uma alternativa de renda à população, foi estabelecido o programa Cama e Café.

Atividade comum em cidades do exterior, o aluguel de cômodos inutilizáveis de residências é uma forma de atrair o turista que tem o perfil de se hospedar nas casas da cidade, de conhecer de perto os costumes das famílias e conhecer a história do lugar contada por moradores do local. “É um intercâmbio cultural latente”, afirma Hélènemarie que também assegura que a população atendeu ao chamado da Fundação e se interessou pelo negócio. Ela alega que foram tomados vários cuidados para desburocratizar a atividade e facilitar para o micro-empreendedor. “Somos um dos primeiros do Brasil a regularizar a atividade, inclusive com um CNAE de baixo impacto, isso exime o microempreendedor de uma série de certidões e alvarás que não competem com a atividade porque é uma modalidade diferenciada. Ela não compete com outras modalidades, mas se torna outra alternativa porque quem recebe é o proprietário, e ele tem que morar na casa”.

Os proprietários das residências integrantes do projeto, que já tem duas casas devidamente cadastradas, passam por um treinamento de qualificação e podem hospedar até nove pessoas em no máximo três cômodos distintos, passando disso, o dono da casa já passa para a modalidade de pousadeiro. A Fundação de Turismo já está em vias de inaugurar mais três casas vinculadas ao projeto e em março realizará nova chamada para qualificação dos interessados.

Roteiro integrado com a Bolívia
A Fundação de Turismo de Corumbá está em processo de integração turística com cidades bolivianas. Para tanto, pelo terceiro ano consecutivo, a Fundação realizará em 2015 mais um fórum de integração. Nesses fóruns reúnem-se empresários e gestores do setor turístico para discutir as oportunidades do território Brasil-Bolívia. “Nesses fóruns é realizado o Fantur, onde apresentamos a cidade para os empresários de fora. Juntam-se a nós todos os empresários do Pantanal, Bonito e Campo Grande. Ali a gente discute as oportunidades, os novos caminhos para integrar e potencializar o turismo no território de fronteira”.

Ainda no contexto da integração turística com cidades bolivianas, Hélènemarie informa que simultaneamente aos fóruns, criou-se uma comissão para divulgação e promoção do destino integrado Brasil-Bolívia com as entradas de Campo Grande e Santa Cruz de La Sierra. Esse circuito está composto por Corumbá, La Grand Chiquitania, Puerto Suarez, Puerto Quijarro e Roboré. “Esses são os destinos trabalhados nesse processo de integração tendo Campo Grande e Santa Cruz de La Sierra como portões de entrada que participam também das articulações e das conversações”, explica. “A partir daí, foi criado o comitê de promoção em que a gente se reúne a cada trimestre. Nossa próxima reunião é dia 6 de março, onde já discutimos quais os atrativos e eventos alavancadores de fluxo que vão compor esse roteiro”, afiança a diretora-presidente da Fundação de Turismo.

Hélènemarie afirma que o comitê de promoção tem o objetivo de potencializar os roteiros integrados. No encontro do dia 6 de março já será determinado o que vai ser vendido por cada roteiro e como vai ser sua divulgação e a participação financeira de todos, e que tipo de material será elaborado. “Já estamos bastante avançados para depois disso confeccionar o material e colocar na prateleira do mercado e começar a perceber como este mercado responde a esse novo produto turístico que a gente vai apresentar”, encerra Hélènemarie.