Mídia Turis

Gol vai cortar voos regulares para Miami e Orlando a partir de 2016

A Gol deixar de operar voos regulares para Miami e Orlando, ambos nos Estados Unidos, a partir de fevereiro do ano que vem. Prejudicada pela desacelerao da economia brasileira e a alta do dlar acumulada em 2015, a companhia area registrou prejuzo de R$ 2,13 bilhes no terceiro trimestre, um salto ante o saldo negativo de R$ 245,1 milhes no mesmo perodo do ano passado.

Hoje, a Gol realiza 14 voos semanais para as duas cidades norte-americanas. Aps o dia 19 de fevereiro, essas rotas passaro as ser operadas de forma sazonal. Isso significa que s ser possvel viajar para estes destinos durante a alta temporada brasileira —de dezembro a fevereiro e de junho a agosto.

As operaes da area em Caracas, na Venezuela, tambm esto sendo reavaliadas. Os voos para a capital venezuelana tero a frequncia reduzida para uma vez por semana. A rota ainda pode ser extinta.

A operao regular da companhia para Punta Cana, na Repblica Dominicana, ser mantida, e a Gol estuda ainda novas voos para a Argentina e a operao de voos para Cuba.

“Estes ajustes visam ainda aperfeioar a utilizao dos recursos da companhia em rotas mais procuradas”, afirma a companhia, em comunicado. A Gol prev reduzir a oferta no mercado domstico entre 5% e 7% no quarto trimestre e, no mercado internacional, entre 7% e 8%.

De acordo com o comunicado, os passageiros com bilhetes j emitidos nas rotas que sofrero alteraes sero procurados e reacomodados em outros voos da companhia. Tambm ser possvel pedir o reembolso integral da passagem.

ADAPTAO

Em teleconferncia com jornalistas na quinta-feira (12), o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, disse acreditar que o pior cenrio para a companhia ficou para trs aps a empresa area ter anunciado ajustes na oferta, na malha e prever reduo no tamanho da frota, buscando se adaptar ao cenrio ruim da economia brasileira.

Kakinoff disse ser impossvel prever o cenrio macroeconmico para os prximos perodos, mas disse esperar que a volatilidade de 2015 no se repita em 2016, apesar de uma recuperao mais forte da economia no estar no radar.

“Do primeiro para o segundo trimestre, a companhia sentiu a velocidade com que o cenrio se deteriorou. Evidentemente, (agora) a inrcia do setor areo para readequar a oferta ocorre em uma velocidade menor do que com as variaes abruptas que experimentamos”, afirmou.

Com os ajustes que j comearam a ser implementados, Kakinoff disse que “o tamanho da frota, oferta, nossa malha e estrutura de custos permitem afirmar que o pior cenrio ficou para trs”.

A Gol revisou para baixo sua projeo de margem operacional em 2015. Alm disso, tambm anunciou que dos quinze Boeing 737-800 NG programados para entre 2016 e 2017, quatro aeronaves sero incorporadas frota no perodo. A empresa ainda far subleasing de 12 aeronaves em 2016 s areas estrangeiras durante a baixa temporada no Brasil, ante 7 em 2015.

Kakinoff tambm disse que a companhia implementou redesenho da estrutura de pessoal, com reduo de camadas de postos executivos, e no deve realizar nos prximos perodos a reposio da sada natural de funcionrios da empresa, assim como congelar contrataes.