Gustavo Aires da Associação de Hotéis de Monte Verde: “preferimos pensar em oportunidades e não em crise”

Em entrevista ao DIÁRIO, o presidente da Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde (AHPMV), Gustavo Aires falou das tendências e tecnologias utilizadas pelos grandes e pequenos empreendimentos da região, e fez um balanço da hotelaria de Monte Verde em 2014.  Acompanhe a entrevista exclusiva, abaixo:

DIÁRIO – Uma associação de hotéis tem os mesmos mecanismos de articulação que um Convention Bureau? (A pergunta se justifica porque recentemente Porto de Galinhas, que já tem a associação, criou também um convention).

GUSTAVO ARRAIS – Não podemos afirmar que todas as associações têm ou não os mesmos mecanismos de um convention bureau, mas podemos falar que a AHPMV tem um modelo de atuação parecido. Nós possuímos uma estrutura independente, não governamental, apartidária e sem fins lucrativos, que tem a missão de promover o desenvolvimento econômico e social de Monte Verde por meio do incentivo e fomento da indústria do turismo na região. Nós trabalhamos com planejamento, promoção, apoio, captação, geração de eventos e incentivo ao turismo de entretenimento e lazer para todos os perfis de público, sem restrição.

DIÁRIO –  O pequeno e médio hoteleiro de Monte Verde está acompanhando as tendências da hotelaria? (tecnologia, gestão, sustentabilidade…)?

GUSTAVO ARRAIS – Sempre discutimos essas questões com nossos associados e acompanhamos bem de perto os investimentos de todos eles – independentemente do porte – para melhorar o atendimento aos nossos turistas, desde uma pequena reforma até ações de maior peso. Sempre participamos de feiras, congressos, convenções, visitamos outros pontos turísticos do Brasil e do mundo e procuramos compartilhar com os associados o que vemos de positivo, além das experiências ruins. Em 2004, por exemplo, quando a Associação foi criada, fizemos um trabalho forte para que todos os hotéis e pousadas tivessem seus sites. Hoje, o uso da tecnologia faz parte da rotina e todos usam as redes sociais, por exemplo, para se relacionar e fidelizar a clientela. Também há muito investimento em capacitação e em práticas de gestão para aprimorar o gerenciamento e o planejamento desde a acomodação dos hóspedes até a alimentação, o lazer e o entretenimento. Com relação a tendências, entendemos que hoje nada é mais forte do que entender o que o turista quer e atender sua aspiração. E nesse sentido, a rede hoteleira de Monte Verde há tempos se destaca, mantendo a característica de cidade romântica, mas promovendo, por exemplo, eventos como o Monte Verde Bike Festival, para atender os inúmeros motociclistas que frequentam Monte Verde.

DIÁRIO –  Faça um balanço da hotelaria de Monte Verde em 2014.

GUSTAVO ARRAIS –  Mesmo sendo um ano com poucos feriados e com a Copa do Mundo no Brasil, 2014 foi positivo para a hotelaria de Monte Verde. Mantivemos cerca de 60% de ocupação e encerramos com 62% a mais de turistas em relação a 2013. Promovemos vários eventos como o Festival Gastronômico, o de Natal, o Monte Verde Bike Festival e estamos confiantes para 2015. Isso é fruto do trabalho intenso da AHPMV que vem há anos mantendo Monte Verde em evidência, além, claro, da sua beleza natural e da boa infraestrutura hoteleira que permite atender a todos os públicos.

DIÁRIO –  As perspectivas para a economia brasileira não são muito boas em 2015, especialmente neste primeiro semestre. Quais as medidas que a Associação vai tomar para manter índices de ocupação aceitáveis?

GUSTAVO ARRAIS – Apesar da conjuntura econômica, estamos otimistas e preferimos pensar em oportunidades e não em crise.  A alta do dólar, por exemplo, acaba favorecendo o turismo nacional. Acreditamos que o brasileiro não deixará de viajar, mas, sim, reajustar dias, pacotes e hotéis, de olho sempre nas melhores oportunidades. Vamos fomentar pacotes promocionais, apoiar a realização de eventos e criar outros que atraiam o turista. Outro fator positivo são os feriados prolongados. De acordo com estudo da FGV realizado para o Ministério do Turismo, o turismo vai arrecadar R$ 18,6 bilhões com cerca de 10,9 milhões de turistas durante os feriados de 2015.