Hóspedes participam da ‘colheita’ de trufas brancas na Itália

Para os apaixonados por alta gastronomia, os meses de outubro, novembro e dezembro são ansiosamente esperados para degustar as raríssimas trufas brancas de Alba. A tradição da caçada às trufas é parte da programação oferecida pelo Four Seasons Hotel Firenze.

Os clientes que se hospedarem até 30 de novembro, poderão reservar o passeio de um dia pela fazenda da família Savini, em San Miniato.

Divulgação

DivulgaoDivulgao

A trufa branca é um tipo de cogumelo selvagem e pode ser encontrada em poucos lugares do mundo

 

No passeio, os hóspedes conhecem a história centenária dos trufeiros Savini, com detalhes sobre cada tipo de trufa e como é feito o treinamento dos cães farejadores, que são imprescindíveis para a colheita.

Depois, claro, os visitantes participam da “caçada” na floresta, onde o processo de extração é bem delicado, para que as trufas não percam o aroma inconfundível e conservem o sabor. Ao final, os hóspedes são recebidos no restaurante II Palagio para degustar os pratos preparados pelo chef estrelado pelo “Guia Michelin”, Vito Mollica.

Trufa branca

A iguaria é um tipo de cogumelo selvagem e pode ser encontrada em poucos lugares do mundo. Ela cresce próximo a raízes de carvalhos e avelãs a cerca de 20 centímetros da superfície da terra.

MilanarMilanufi.002MilanarMilanufi.002

As mais famosas são as encontradas na Itália, especialmente em Alba, na região de Piemonte, no norte do país.

Como ainda não se descobriu como cultivar a trufa branca, a colheita é feita entre outubro e dezembro. Devido ao característico odor, as trufas são “caçadas” por cães farejadores e colhidas artesanalmente por experts, já que são extremamente delicadas.

Todos os anos, um leilão de raríssimas trufas brancas é realizado em Hong Kong. Em 2007, Stanley Ho, dono de um casino, deu o lance mais caro da história: US$ 330 mil por 1,5 kg de trufa branca. Em 2010, ele repetiu o feito por 1 kg.