Hotéis conectados: confira tendências tecnológicas para o setor

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Hotéis estão investindo para melhorarem a experiência dos hóspedes (crédito shutterstock)

A tecnologia se tornou uma parte essencial de nossas vidas. No entanto, existem áreas em que a tecnologia e o seu alcance ainda não atingiram completamente a importância que merecem. Questionada sobre quanto a hotelaria já avançou nessa área, Trícia Neves Levy, sócia-diretora da Mapie, observa que há diversas empresas que estão a frente e transformando a experiência dos clientes. “Existem diversos empreendedores com inúmeras soluções tecnológicas para o mercado de viagens. As soluções já existem, é preciso apetite dos empreendedores para investir nelas”, comenta.

De acordo com dados do Latin America Hotel Resort Expansion Summit, a gestão bem-sucedida de hotéis depende não só do aspecto arquitetônico ou de um ambiente agradável, mas de um serviço excelente e completo aos clientes, no qual a tecnologia é um pilar fundamental. Os hóspedes devem sentir que todas as suas necessidades são satisfeitas, o que significa comunicações sem fio confiáveis, diminuição das quedas de conexão e redes fortes, que permitam a conexão em qualquer lugar do hotel, no momento que o hóspede deseje.

De acordo com Mario Linares, gerente de Contas da CommScope na Colômbia, a indústria hoteleira é um grande desafio para a tecnologia. “A maioria dos hotéis estão mais preocupados com o espaço ou conforto para melhorar a experiência do cliente, prestando pouca atenção ao impacto da tecnologia”, salienta. Para Linares, a ausência de tecnologia adequada não impacta somente os hóspedes, mas também as próprias operações hoteleiras, como administração e comunicação interna.

Segundo a executiva da Mapie, algumas empresas hoteleiras são pioneiras e entendem que o consumidor exige soluções tecnológicas e que não será diferente para as experiências hoteleiras. Por outro lado, ela admite que hotelaria em geral demora para incorporar soluções inovadoras e tecnológicas à experiência dos hóspedes. Entre as tendências que existem para o mercado hoteleiro, Trícia Levy cita, por exemplo, a robotização de atividades e etapas do processo realizadas pelo cliente através do seu celular ou de dispositivos à disposição (check in, escolha do apartamento, check out, pedido de restaurante, outros).

TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS

– Acessibilidade e conectividade: Aproximadamente entre 50% e 70% dos hóspedes nos hotéis são pessoas de negócios, que precisam se conectar ao escritório de forma remota;

– Segurança e tratamento da informação: Os hóspedes precisam ter a certeza de que seus dados são tratados sob rigorosas normas, tanto ao fazer reservas, como usando os serviços dentro do hotel;

– Convergência em direção à personalização: Na indústria hoteleira existe uma convergência unificada para conhecer os hábitos e preferências dos clientes. Conhecer antecipadamente as necessidades e preferências dos clientes é fundamental para evitar problemas que estes ‘novos hábitos’ podem gerar;

– Redes preparadas para o futuro: Não é mais suficiente apenas atualizar as redes para o presente, mas se preparar para as novas velocidades e necessidades futuras;

– Gestão automatizada de infraestrutura de rede: Automatizar os sistemas de gestão facilita a detecção de problemas em menor tempo e permite resolvê-los mais rapidamente, gerando uma redução dos custos operacionais e muito menos impacto para o hóspede, fazendo com que ele tenha a melhor experiência no hotel.

DESTAQUES NA HOTELARIA

– A HILTON nos Estados Unidos, por exemplo, já acompanha toda a jornada do hóspede através do seu app, oferecendo check in e check out online e possibilidade de abertura da porta do apartamento com o telefone celular;
– A STARWOODS e a CROWNE PLAZA já possuem robôs nas funções de mensageiros e concierges;
– No Brasil, a ACCOR HOTELS já oferece as mesmas funcionalidades de check in e check out online e já estão testando a abertura da porta com celular em uma unidade em São Paulo.