HRS: tarifas corporativas da hotelaria devem se manter estáveis

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A HRS, empresa especializada em reservas hoteleiras para empresas, aponta para a manutenção de preços nos hotéis das categorias Upper Midscale, Midscale e Econômico (aumento ou diminuição de menos de 1%, em média), além de elevação de preços das diárias em cerca de 4% nas categorias Luxo. Em 2016, a busca constante por tarifas mais baixas fez com que o mercado registrasse queda de 25% nos valores das compras de hospedagem corporativa.

“A medida que as tarifas se igualaram entre as categorias de Econômico e Supereconômico, os clientes que ficavam em Supereconômico buscaram maior qualidade com preços muito competitivos em hotéis Econômico”, analisa Phelipe Farah, diretor de Hotels Solutions da HRS. Segundo o executivo, pressionados pelo orçamento cada vez mais enxuto de suas corporações, os clientes estão buscando hotéis de categoria inferior para reduzir custos.

Os dados da HRS levam em conta uma combinação de tarifas corporativas negociadas, com aproximadamente 60% do volume total de reservas, e tarifas públicas, cerca de 40% do total, nos canais de distribuição da companhia. Com isso, as quedas em 2016 foram, em média, de 20,8% em hotéis do segmento Luxo, 19,9% Upper Midscale, 22,9% em Midscale, 13% em Econômico e 3% em Supereconômico, em comparação ao ano anterior.

Para 2017, a expectativa é que os preços dos hotéis para os clientes corporativos tendem a ficar estagnados ou sofram uma pequena redução. “Porém, os dados são relativos à primeira rodada de negociações e a tendência na segunda é que os hotéis abaixem ainda mais os preços”, completa Farah.

Farah também destaca que um ambiente mais competitivo apresenta oportunidades para todo o mercado, sejam clientes, hotéis ou agências. “Os anos que seguem as crises apresentam oportunidades. Saber utilizá-las a seu favor e criar relações ‘ganha-ganha’ entre hotéis e clientes, e também entre hotéis, agências e clientes, fará bem a todos. O mercado é melhor quando todos na cadeia ganham mais”, finaliza.