Igrejas de Moscou que você precisa conhecer
Cheia de galerias, teatros, museus e monumentos, não dá para negar que a atmosfera cultural e artística da capital da Rússia é uma das suas maiores qualidades. Uma outra coisa que chama muita atenção, porém, são as lindas igrejas de Moscou. Aliás, acho que já dá para entender bem do que estou falando só de pensar no quanto a St Basil’s Cathedral é um cartão-postal importante para a cidade. Mesmo que a variedade de estilos seja grande, o elemento mais característico das igrejas de Moscou (e outros prédios religiosos pela Rússia) continua sendo as suas famosas cúpulas douradas ou com mosaicos coloridos. Em geral, os edifícios ortodoxos também têm pinturas maravilhosos por dentro e outros artefatos religiosos que valem a pena serem vistos de perto. Pensando nisso, veja uma seleção de quais são realmente imperdíveis em Moscou!
Vai viajar para Moscou? Confira outras dicas de viagem aqui!
Catedral de São Basílio
Essa igreja provavelmente é a primeira coisa que vem à nossa cabeça quando alguém fala em Moscou. Bem em frente à Praça Vermelha, ela fica na parte mais movimentada da cidade e marca o seu centro de crescimento. A Catedral de São Basílio foi construída sob as ordens de Ivan IV para comemorar a conquista de territórios. Depois de ver o resultado da obra, diz a lenda que o czar mandou tirar os olhos do arquiteto responsável por ela para que ele não pudesse fazer algo tão lindo assim novamente.
Créditos:
Igrejas e catedrais do Kremlin
Dentro do Kremlin, há vários edifícios religiosos. Entre eles, algumas catedrais que datam dos séculos XV e XVI. A Catedral da Assunção é a mais antiga delas e já foi palco da coroação de muitos czares. Ela tem uma fachada lindíssima com cúpulas douradas. Fica na praça das catedrais, onde você também tem outras igrejas maravilhosas, como a Catedral da Anunciação, a Catedral do Arcanjo e o Palácio do Patriarca.
Créditos:
Catedral de Cristo Salvador
Com enormes cúpulas douradas, a Catedral de Cristo Salvador é a maior igreja ortodoxa da Rússia. O prédio original teve sua construção idealizada pelo imperador Alexandre I em homenagem aos soldados mortos nas batalhas após a vitória do exército russo sobre as tropas napoleônicas. Ela foi completamente demolida pelos comunistas e, depois da queda da URSS, houve um movimento para reconstruí-la. A catedral foi reinaugurada em 2000, idêntica à obra original.
Créditos:
Convento Novodevichy
O Convento Novodevichy é o mais famoso mosteiro de Moscou. A catedral de Nossa Senhora de Smolensk tem afrescos maravilhosos e é cercada por uma série de capelas menores.
Créditos:
Catedral da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria
Única representante católica da lista, a Catedral da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria tem uma arquitetura tipicamente neogótica. Dizem que sua fachada recebeu inspiração da Westminster Abbey e do Duomo de Milão. Ela é o maior prédio católico da Rússia.
Créditos:
Confira outras dicas de viagem em mariandthecity.com! Acompanhe também o Mari and the City pelas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter.
Mariana é autora do blog Mari and the City, onde compartilha achados e dicas de viagem das várias cidades em que estudou, morou ou simplesmente viajou. Como adora explorar novidades pelo mundo e não costuma passar muito tempo num mesmo lugar, busca também falar de experiências pessoais com o destino e auxiliar os leitores com informações de onde já conhece.
Rede Viagem Livre
Este conteúdo – assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios – é de responsabilidade do usuário mariandthecity da Rede Catraca.
O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.
As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.