Ilha do Campeche recebe painéis solares e conta com energia limpa e renovável

Com a solução tecnológica da Intelbras, a Ilha do Campeche deixa de liberar anualmente 4,2 toneladas de gás carbônico na atmosfera

A Ilha do Campeche, localizada no sul de Florianópolis/SC, agora conta com energia limpa e renovável. A Associação Couto de Magalhães de Preservação da Ilha do Campeche (ACOMPECHE), que auxilia na conservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental do local, está utilizando painéis fotovoltaicos da Intelbras , indústria catarinense desenvolvedora de tecnologias; a solução foi instalada pela conterrânea Setta Sul – Soluções Sustentáveis. Com a nova fonte de energia, o uso do gerador a diesel foi praticamente extinto, sendo que a ação deixará de liberar anualmente 4,2 toneladas de gás carbônico na atmosfera.

A ACOMPECHE possuía um sistema fotovoltaico que abastecia parte da ilha desde 2006, mas o equipamento acabou ficando defasado com a evolução da tecnologia no setor. Sendo assim, a busca por uma solução que fosse capaz de atender toda a ilha de forma eficiente iniciou no final de 2019 e, enquanto isso, a geração de energia estava sendo realizada por um gerador a diesel. Após pesquisa de mercado por fornecedores, a associação decidiu pelas soluções em energia solar disponíveis no portifólio da Intelbras, empresa que investe em expansão sustentável através de soluções fotovoltaicas, contribuindo assim para a construção de um planeta mais limpo e sustentável.

Para Fabio Antônio Fernandes, responsável por cuidar diariamente da Associação, a melhora com a solução fotovoltaica é muito perceptível. “Para nós é um sonho se tornando realidade. Agora manteremos o abastecimento de toda a ilha com energia solar”, comenta ele que desde 2018 reside e cuida do local. “Além dos benefícios ambientais e de não termos mais o barulho do antigo gerador, vamos conseguir economizar, ter mais segurança e investir em equipamentos de manutenção para refinarmos ainda mais o lugar”, completa.

O uso de diesel, que era a principal fonte de energia antes da instalação dos novos painéis solares, foi consideravelmente reduzido, ele só é usado pontualmente quando há muitos dias seguidos de chuva e/ ou com pouca incidência de luz solar.

“O armazenamento de alimentos, a iluminação e a segurança do local eram prejudicados pois utilizávamos o gerador a diesel por apenas algumas horas por dia, sendo assim, a ilha ficava totalmente escura e sem energia durante a noite. Agora, graças aos painéis solares, temos iluminação 24 horas por dia, podemos conservar alimentos perecíveis e utilizar equipamentos eletrônicos”, conta Fábio. “Essa solução se soma às inúmeras práticas ecologicamente corretas da ACOMPECHE, como um depósito de óleo vegetal, pilhas e a separação correta do lixo, sendo mais um ponto sustentável em nossas atividades”, analisa.

Ilha do Campeche recebe painéis solares e conta com energia limpa e renovável

Além do benefício ambiental, a solução solar trouxe economia financeira, já que o custo mensal do sistema de energia é menor do que o valor gasto anteriormente com o gerador a diesel. Com o valor economizado, a ACOMPECHE está realizando melhorias internas e adquirindo equipamentos que auxiliam no trabalho de manutenção e conservação da infraestrutura.

“Esse local paradisíaco é mais do que um ponto turístico para mim, é onde eu vivo todos os dias, é o meu lar e cuido dele como tal. Ver a preocupação de grandes empresas como a Intelbras com o desenvolvimento sustentável de espaços como esse é estimulante”, comenta Fernandes.

Confira a cobertura MídiaTuris pela Ilha do Campeche

A Ilha do Campeche foi tombada como Patrimônio Arqueológico Nacional nos anos 2000 e possui registros de ocupação de tribos primitivas que viveram há mais de 5 mil anos no território paradisíaco. Desde 1940 a ACOMPECHE, auxilia na conservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental do local, que também serve como ponto de apoio para turistas e pesquisadores que desembarcam na região.

A tecnologia

A maioria dos equipamentos utilizados na Ilha são da Intelbras, que lançou sua linha de soluções fotovoltaicas em 2019. A solução é composta por 18 painéis solares, com potência de 5,94 kWp com três controladores de carga. O armazenamento é feito por 48 baterias. Durante a noite, quando não há luz solar, o conjunto de baterias, que é carregado em três horas, consegue manter a rede funcionando normalmente. Além de fornecer energia elétrica, a solução também alimenta equipamentos, como geladeiras e freezers.

Ilha do Campeche recebe painéis solares e conta com energia limpa e renovável
Painéis solares Intelbras na Ilha do Campeche

O sistema instalado foi Off Grid, formato usado em locais sem o abastecimento da rede pública de energia, ou seja, o equipamento opera de forma autônoma, sendo ideal para áreas distantes de redes elétricas estabelecidas. Com ele, a energia produzida é armazenada em baterias para garantir a fornecimento em períodos sem sol e durante a noite.
“O respeito pelo meio ambiente e a busca por soluções tecnológicas que geram energia limpa e sustentável são parte dos valores da Intelbras. A energia solar não emite poluentes e é silenciosa. É muito gratificante vermos nossas soluções solares em uso na Ilha do Campeche, um paraíso ecológico do Brasil”, comenta o Diretor da Unidade de Energia da Intelbras, Márcio Osli. “Temos certeza de que os benefícios gerados por uma energia limpa e sustentável são crucias para a preservação desse pedaço de natureza tão importante”, finaliza.

Próximos passos

O turismo na Ilha do Campeche foi interrompido por conta da pandemia do novo coronavírus, mas a expectativa é que a experiência do turista seja ainda mais prazerosa no retorno das atividades. O local pode receber até 800 visitantes por dia, que podem permanecer em sua praia paradisíaca por até quatro horas.

Para desfrutar por mais tempo os prazeres do lugar, é possível se associar à ACOMPECHE. A associação possui acomodações preparadas para receber até 70 pessoas, sendo essa a única forma de passar a noite no local. O valor da mensalidade é totalmente aplicado em ações que visam à preservação cultural, ambiental e histórica da ilha.

Jornalista apaixonada por viagens, histórias e culturas a fim de desvendar os mistérios dos mais diversos mundos.