Ilustrações de garoto trans são censuradas por escola e viralizam
Jasper Finn tem 18 anos e mora no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. O seu desejo é estudar arte e, por ser transsexual, ele decidiu apresentar no colégio um trabalho que envolve dois temas que o cercam: gênero e sexualidade.
O trabalho valeria créditos para uma universidade, mas Finn não contava com um porém: a polêmica dos temas escolhidos por ele fizeram a escola censurar a sua arte.
Mesmo com a reprovação da escola, ele apresentou suas belas ilustrações mesmo assim. A coragem e perseverança de Finn lhe renderam então o que ele mais esperava: seus desenhos chegaram até a College Board, que deu nota máxima às ilustrações do jovem, além de convidá-lo a expor no prestigiado AP Studio Art Exhibit.
Orgulhoso, ele postou o resultado de sua determinação em seu perfil no Twitter, e suas ilustrações poderosas acabaram viralizando. Jasper Finn ainda virou notícias em vários sites voltados para o público LGBT.
“A administração de minha escola me aconselhou a eu parar de me concentrar em temas como gênero e sexualidade, mas eu não parei. e agora…”, disse mostrando o aceite do conselho da universidade e o convite para a exposição.
my schools administration told me to stop doing my concentration on gender and sexuality bc it was “inappropriate.” but i didn’t. and now… pic.twitter.com/qrEHb8lavm
— jasper finn (@enjoIras_) July 12, 2017
Ao site Pride, ele disse: ” Depois de começar a focar em tema para o trabalho, o vice-diretor do colégio veio a mim e ao meu professor de arte informando sobre o ‘assunto sensível’ quer serviria de tema. Ele disse que, apesar de não ter ‘nenhum problema’ com temas LGBT, existia uma ‘hora e lugar’ para ‘esse tipo de coisa’ e elas não pertenciam a uma escola pública”.
“Depois de muita discussão, eu simplesmente decidi ignorá-lo e continuar o que estava fazendo”, relatou ao site. “Eu continuei fazendo a minha arte e não ouvi a administração da escola. Eu não podia mostrar meu trabalho em nenhum projeto da escola ou mesmo mostrar aos meus pais, mas eu estava orgulhoso do que estava fazendo”, contou. but I was proud of what I was doing.”
Sobre o tipo de arte que ele produz, Finn declarou para o site. “Eu definitivamente continuarei criando arte queer (‘arte gay’). É literalmente o único tipo de arte que realmente gosto de criar. A arte é a materialização de uma paixão. E a minha paixão está junto da comunidade LGBT”.
Confira as ilustrações incríveis e sensíveis de Jasper Finn:
Créditos: Reprodução/Jasper Finn
Créditos: Reprodução/Jasper Finn
Créditos: Reprodução/Jasper Finn
Créditos: Reprodução/Jasper Finn
Créditos: Reprodução/Jasper Finn
Créditos: Ilustração/Jasper Finn
Créditos: Reprodução/Jasper Finn
Créditos: Reprodução/Jasper Finn
- Leia mais:
Modelo mostra intimidade de um homem trans em ensaio fotográfico