Após bater o recorde em janeiro, usina hidrelétrica registra nova marca no segundo mês do ano. Ações de divulgação do Destino Iguaçu impulsionaram as visitas do bimestre.
Após bater o recorde de melhor janeiro de todos os tempos, com 126.371 visitantes, a usina hidrelétrica de Itaipu atingiu a marca histórica também em fevereiro. Os 69.904 visitantes que passaram pelos atrativos da binacional superam em 9,19% o recorde anterior, de 64.020, registrado no mesmo período em 2012.
Com as duas marcas, o turismo em Itaipu atinge um bimestre histórico em 2018, com 196.575 pessoas passando pela usina nos dois primeiros meses do ano. Este número leva em consideração as visitas turísticas e institucionais das margens brasileiras e paraguaias.
Comparado com 2017, o crescimento do turismo em fevereiro é ainda maior, de 16,3%. O destaque do Complexo Turístico Itaipu, da margem esquerda, foi o aumento do número de visitas do Ecomuseu, de 180,9%, principalmente em virtude do Passaporte Três Maravilhas, que dá gratuidade para o atrativo.
Para o gestor de turismo da margem brasileira de Itaipu, Alexandre dos Santos Pacheco, a tendência é que novas marcas sejam superadas nos próximos meses. “Estamos nos preparando operacionalmente e em oferta turística para um 2018 espetacular”, afirmou.
Morador da região não paga
Os moradores da região trinacional e municípios lindeiros ao Lago de Itaipu não pagam ingresso em cinco atrativos da usina: Visita Panorâmica, Iluminação da Barragem, Refúgio Biológico, Polo Astronômico e Ecomuseu. No Circuito Especial e no Porto Kattamaram, além do estacionamento do Centro de Recepção de Visitantes (CRV), o desconto é de 50%.
Para ter o benefício, o morador deve apresentar comprovante de residência recente, acompanhado de documento com foto. Menores de 18 anos podem apresentar comprovante no nome dos pais.