Lizete Ribeiro, do Tauá: “Gosto de vender, tenho sangue no olho para vendas!”

“Se não hotelaria, com certeza [trabalharia com] algo na área comercial. Gosto de vender, tenho sangue no olho para vendas”, pontua Lizete Ribeiro, diretora comercial da rede Tauá, que conta atualmente com três hotéis em Minas Gerais (Caeté e Araxá) e São Paulo (Atibaia), e planeja expandir com mais dois empreendimentos até 2018. A nova entrevistada do PERFIL DT, que é formada em Administração de Empresas pela UFMG e tem MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral, fala sobre as particularidades de trabalhar em uma empresa familiar, envolvimento nos novos projetos da empresa e outros assuntos. Confira:

DIÁRIO – Você trabalha em uma empresa familiar. Como foi o processo de entrada?

LIZETE RIBEIRO – Praticamente não houve processo de entrada. Sempre soube que trabalharia na empresa. É algo que meus pais incentivaram sempre. Eu me preparei para atuar na empresa: desde muito nova trabalhei com meu pai, nas minhas férias eu ajudava no supletivo que ele tem em Belo Horizonte. Comecei na recepção, ajudei nas matrículas e na secretaria. Quando ele começou os hotéis da Rede Tauá eu fiquei durante um tempo na central de reservas do hotel. Mas, durante minha formação, me apaixonei pela área comercial, na qual atuo há 19 anos com muito amor.

DIÁRIO – Atualmente, a rede Tauá conta com três empreendimentos e planeja construir mais dois. Como foi o seu envolvimento e qual o seu papel nesse processo de expansão?

LIZETE RIBEIRO – Estou envolvida desde o início deste projeto, junto com meus pais e meus irmãos. Por ser uma empresa de gestão familiar, estamos sempre muito unidos nas decisões. Um de meus irmãos é formado em engenharia e cuida de toda parte de projetos, obras e gestão de custos. E todos vamos acompanhando juntos. Eu, como atuo na área comercial, estou totalmente envolvida no estudo de viabilidade do negócio.

DIÁRIO – Como mineira, tem preferência por destinos de praia em suas férias? Quais são seus destinos preferidos?

LIZETE RIBEIRO – Meus destinos preferidos são estar em família. Não importa onde. Praia, campo, caverna… Estar com meus filho e marido não tem preço.

A rede Tauá conta com três empreendimentos e planeja construir mais dois. (Foto: DT)

DIÁRIO – Quais as vantagens e desvantagens de lidar com sua própria família no ambiente de trabalho?

LIZETE RIBEIRO – No nosso caso, em que a gestão familiar dá certo, há mais vantagens que desvantagens. Estamos próximos, unidos, tomamos as decisões juntos e levamos em consideração o ponto de vista um do outro. Isso é excelente. Especialmente porque tivemos a sorte de sermos, todos, apaixonados pelo que fazemos. Por isso, colocamos nosso negócio acima de qualquer coisa. Afinal, neste caso, nosso negócio é nosso interesse pessoal. A desvantagem é que, exatamente pelos mesmos motivos, somos levados a nos superar todos os dias, sem exceção. Não pode existir “morno”.

DIÁRIO – Se não hotelaria, qual área você seguiria?

LIZETE RIBEIRO – Se não hotelaria, com certeza algo na área comercial. Gosto de vender, tenho sangue no olho para vendas!

 

Relacionados: