A indústria da aviação comercial da Índia se animou esta semana com a possibilidade da low-cost IndiGo adquirir a Air India e sua subsidiária Air India Express. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (30), logo após a IndiGo formalizar por escrito ao governo indiano o interesse em adquirir sua própria rival. De acordo com o presidente da IndiGo, Aditya Ghosh, a ideia é construir uma das principais aéreas do continente.
“Gostaria de pontuar que nossa confiança e capacidade de construir para nosso país uma das maiores transportadoras internacionais do mundo é baseada na significante malha aérea que conseguimos construir domésticamente ao longo dos anos. Em nosso ponto de vista, nenhuma outra companhia está melhor colocada a fim de perceber este potencial e agora estaríamos sonhando em embarcar nesta jornada para alimentar nossa aviação doméstica”, disse Ghosh.
Atualmente, a IndiGo detém 41% de participação do mercado doméstico da China, número bem acima do que o marketshare da Air India (14%). Por outro lado, ainda de acordo com dados divulgados pelo governo, as rotas internacionais são dominadas pela Air India com atual participação de 17%.