Marx Beltrão aposta que setor vai viver “nova era” a partir de 2017

Ministros Marx Beltrão e Mauricio Quintella conversam sobre conectividade aérea. Crédito Roberto CastroMTur

Mesmo reconhecendo que a indústria do turismo tem grandes desafios, o ministro Marx Beltrão divulgou nesta quinta-feira (29) uma mensagem de otimismo onde garante que o setor vai viver uma nova era a partir do próximo ano. “Ainda temos muito espaço para crescer. O Brasil é o primeiro do mundo em recursos naturais e oitavo em recursos culturais pelo Fórum Econômico Mundial. Mas para conseguir atrair mais visitantes, temos de avançar em gargalos históricos do setor. Estive com o presidente Michel Temer e conversamos sobre um pacote de medidas para destravar o setor, atraindo mais turistas e, consequentemente, gerando mais empregos e renda para o país. Ele deu carta branca para tocarmos o processo”, assegurou.

Em relação aos recursos, o dirigente garantiu que a pasta vai ter um orçamento reforçado no próximo ano.” Começamos 2016 com o terceiro pior orçamento da Esplanada, mas desde que cheguei, em outubro, conseguimos alguns créditos e liberações de recursos para PAC, obras e promoção. O orçamento inicial autorizado para o MTur foi de R$ 235,9 milhões e vamos terminar o ano empenhando R$ 671,4 milhões. Para o orçamento de 2017, também já conseguimos o compromisso do governo em ampliar os recursos para conseguirmos investir mais. O turismo é uma das atividades que dá mais retorno, mesmo com investimentos mínimos. Acredito que se conseguirmos passar as medidas que estamos trabalhando com o apoio da Casa Civil, esse problema de recursos estará sanado”, afirmou.

Sobre as metas do MTur destacou a  revisão da Lei Geral do Turismo. “Espero aprovar o texto no Congresso ainda no primeiro semestre de 2017. Outro trabalho importante que começa em janeiro é a edição do novo Plano Nacional de Turismo. Queremos trabalhar em um documento mais adequado à realidade, com metas concretas e que possam efetivamente ser alcançadas. Esse trabalho será construído em parceria com os representantes do setor, aqueles que fazem efetivamente o negócio rodar e gerar desenvolvimento econômico.O ano de 2017 também será importante para avançarmos em políticas de estruturação de destinos e qualificação de mão-de-obra. São muitos projetos que vão colocar o turismo em outro patamar dentro da estratégia de desenvolvimento do país”, afirmou.

CONECTIVIDADE – Melhorar a conectividade aérea. Esta é uma das principais apostas do Ministério do Turismo para impulsionar o crescimento do número de viagens domésticas, que hoje está na casa dos 206 milhões por ano, e ultrapassar a marca de 6 milhões de turistas internacionais. Com este objetivo, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, se reuniu na última quarta-feira (28) com Mauricio Quintella, ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, para traçar uma estratégia conjunta para o setor de viagens.

“Estou trabalhando em um grande plano para impulsionar o Turismo no Brasil. Queremos atrair não só mais visitantes, mas também empresários brasileiros e estrangeiros para investir no país. Para isso, precisamos melhorar nossa conectividade aérea”, afirmou Beltrão.