Mochilão pelo Nordeste: dicas de roteiro e o que levar na bagagem

Quando pensamos em fazer um mochilão, normalmente os principais destinos que vêm a mente são os famosos roteiros internacionais, como Londres, Barcelona ou algum país da América do Sul, porém, nos esquecemos que existem belíssimos destinos nacionais.

O Nordeste brasileiro abriga algumas das mais bonitas paisagens do mundo e é uma excelente opção para quem quer viajar sem gastar muito. A hospedagem costuma ser em conta, principalmente se o mochileiro optar por um hostel ou albergue, e as companhias aéreas constantemente anunciam promoções de passagens aéreas –consulte aqui as datas com os melhores preços para seu destino preferido. Confira nossas dicas e aproveite uma das regiões mais bonitas do Brasil!

Dicas de roteiro

Consideramos aqui uma viagem de 30 dias por dez cidades diferentes, ou seja, três dias em cada uma. Porém, a estadia pode variar de acordo com o interesse e o orçamento de cada um. Veja a lista a seguir.

São Luís (Maranhão)

Visit Brasil

Visit BrasilVisit Brasil

Vista da igreja da Sé e Palácio dos Leões, em São Luís (Maranhão)

A primeira parada do roteiro é São Luís, capital do Maranhão. Depois de organizar a estadia, você deve se preparar para conhecer as principais atrações da cidade, que são os prédios históricos e as famosas atrações culturais, que levam o turista a uma viagem pelo tempo.

Barreirinhas (Maranhão)

Maurício Moreira/Divulgação/Itamaraty

Maurcio Moreira/Divulgao/ItamaratyMaurcio Moreira/Divulgao/Itamaraty

A praia do Caburé possui águas turvas e calmas, que recebem a influência de rios da região

A 323 km de distância da capital maranhense está Barreirinhas, município conhecido por abrigar os Lençóis Maranhenses. As dunas de areia e os lagos que compõem a paisagem são verdadeiros tesouros naturais e atraem turistas do mundo todo.

Parnaíba (Piauí)

Visit Brasil

Visit BrasilVisit Brasil

Lagoa do Portinho, no município piauiense de Parnaíba

Depois de lá, a próxima parada é Parnaíba, já no Estado do Piauí. A cidade fica a 298 km de distância de Barreirinhas e possui apenas 200 mil habitantes. Entre os atrativos do local, estão as casinhas antigas e de estilo colonial, as dunas do Delta da Parnaíba, a Praia da Pedra do Sal, a Lagoa do Portinho e o Porto das Barcas.

Camocim (Ceará)

Reprodução/Pesquisecamocim.blogspot.com.br/

Reproduo/Pesquisecamocim.blogspot.com.br/Reproduo/Pesquisecamocim.blogspot.com.br/

Ilha da Testa Branca, também conhecida como Ilha do Amor, no município cearense de Camocim

Já no Estado do Ceará, a próxima cidade é Camocim, a 230 km de Parnaíba. O município é pequeno, mas é cercado por areias brancas e praias de água cristalina. Para explorar a cidade, a dica é procurar um passeio de buggy e conhecer as paisagens paradisíacas.

Jijoca de Jericoacoara (Ceará)

12-destinos-nacionais-que-combinam-com-o-seu-signo-1112-destinos-nacionais-que-combinam-com-o-seu-signo-11

A 40 km do destino anterior, Jijoca de Jericoacara é uma cidade já conhecida pelos turistas. As formações rochosas que cercam o litoral são tão belas e icônicas que estampam os cartões postais da cidade. Um dos principais atrativos do local é a prática de esportes e atividades ao ar livre, que prometem entreter os mais aventureiros.

Fortaleza (Ceará)

Divulgação/Visit Brasil

Divulgao/Visit BrasilDivulgao/Visit Brasil

Praia do Futuro, uma das mais badaladas de Fortaleza

Partindo de Jericoacara, desembarcamos em nossa segunda capital do mochilão: Fortaleza, a 295 km de distância. A beleza das praias mescla o presente e o passado da região, criando um passeio temperado pela rica gastronomia local e animado pelas típicas músicas de forró. A dica é programar o roteiro para passar ao menos uma quinta-feira na cidade, pois é o dia da semana em que ocorre a famosa Noite do Caranguejo, uma festa regada a pratos que levam o crustáceo como ingrediente.

Canoa Quebrada (Aracati – Ceará)

Divulgação/Visit Brasil

Divulgao/Visit BrasilDivulgao/Visit Brasil

Canoa Quebrada, antiga vila de pescadores, se tornou num belíssimo destino turístico do Nordeste

A 168 km de Fortaleza está a nossa próxima parada, Aracati, ainda no Ceará. Lá, o que mais chama a atenção dos viajantes são os imponentes paredões que estão presentes na frente das praias, em especial Canoa Quebrada. Unindo o charme dos tempos antigos e o conforto das estruturas modernas, a vila de pescadores também se tornou um importante e belíssimo destino turístico.

Natal

Visiti Brasil

Visiti BrasilVisiti Brasil

Vista aérea da orla de Natal; em destaque a fortaleza dos Reis Magos

Seguindo para o Rio Grande do Norte, nossa próxima parada é Natal, a 376 km de Fortaleza. Para quem tiver a oportunidade, a dica é estender a estadia na capital potiguar por pelo menos uma semana para aproveitar todos os atrativos da região. A gastronomia típica, as construções centenárias e o litoral belíssimo devem, obrigatoriamente, estar no roteiro de qualquer mochileiro.

Pipa (Tibau do Sul – Rio Grande do Norte)

Visit Brasil

Visit BrasilVisit Brasil

Praia da Pipa, em Timbaú do Sul, uma das mais belas do Rio Grande Norte

Pipa, ainda no Rio Grande do Norte e a 80 km de Natal, é o nosso penúltimo destino do roteiro. A região já é famosa entre os turistas que amam o litoral nordestino. Suas paisagens paradisíacas e as inúmeras atrações turísticas são as responsáveis pela fama do local. A dica para esse destino é organizar um roteiro antes e definir quais serão os pontos de visitação para que nenhuma preciosidade seja deixada para trás.

João Pessoa (Paraíba)

Toddy Holland/Divulgação/Visit Brasil

Toddy Holland/Divulgao/Visit BrasilToddy Holland/Divulgao/Visit Brasil

Centro Histórico de João Pessoa, capital da Paraíba

Nossa última parada, a 146 km de Pipa, é João Pessoa, na Paraíba. A capital reúne, em apenas um lugar, as atrações mais procuradas pelos turistas: paisagens exuberantes, centro histórico, diversos programas culturais e facilidade de transporte. A cidade é muito frequentada por mochileiros e deixa saudade no coração de todos que a visitam.

O que levar na mala

A vantagem de se fazer um mochilão no Nordeste é que, graças ao clima quente, não é preciso carregar muito peso. A bagagem é repleta de roupas e sapatos leves, tornando o passeio bem mais confortável. Veja abaixo o básico para levar na sua viagem.