Museu do Porto de Santos recupera negativos fotográficos raros

Segundo Antônio Carlos da Mata Barreto, gerente do Complexo Cultural do Porto, os materiais são do início do século XX e documentam, com perfeição, cenas históricas da formação e do cotidiano do Porto de Santos, que iniciou suas atividades na década de 1890. “É um acervo importantíssimo não apenas para a história da cidade de Santos e do Estado de São Paulo, mas também para a história econômica do Brasil. Preservar essa memória, ainda mais com imagens raras registradas por meio de uma técnica primária de fotografia, e ajudar a contá-la para as novas gerações, é uma grande responsabilidade que vai ao encontro da valiosa missão do museu”, afirma.

negativo fotogrfico

negativo fotográfico

Iniciativa – O projeto de recuperação dos negativos em vidro foi proposto pela Comunica Relações Públicas, de Ribeirão Preto (SP). “A riqueza desse acervo é seu grande diferencial. Além de serem um valioso objeto de pesquisa histórica, o acesso as imagens reveladas permite a pesquisadores e outros profissionais recorrerem ao banco de imagens para utilização em vários outros projetos como documentários, publicações (livros, jornais e revistas), exposições, monografias, entre outros. A preservação e a disponibilização online desse material é imprescindível para a difusão da coleção”, afirma Maria do Carmo Esteves, diretora da Comunica e produtora executiva do projeto, que contou com os trabalhos de Beatriz Royer, como responsável técnica pelo projeto e Fernanda Cicero de Sá responsável pelo diagnóstico, conservação, acondicionamento, guarda e inventário da coleção.

Segundo Davidson Kaseker, diretor do SISEM-SP, o ProAC é uma forma de os museus paulistas definirem potencialidades de trabalho e ações. “Esse projeto do Museu do Porto de Santos é um grande exemplo de como o apoio do ProAC é importante principalmente para as instituições de pequeno porte no sentido delas concretizarem demandas extremamente relevantes com o uso de recursos públicos. E assim, se especializam e se profissionalizam cada vez mais”, observa.

O acervo de negativos em vidro está disponível para consulta online no site http://www.museudoportodesantos.com.br/colecao-imagens-historicas