Norwegian dá passo essencial para iniciar operações na Argentina; veja detalhes
Parece que não vai ficar somente na promessa os planos da Norwegian Air de iniciar operações na América do Sul. Como já destrinchado aqui mesmo no ME, a ideia da low-cost europeia é desbravar o continente a começar pela Argentina, embora já tenha descartado o início de voos regulares aqui no Brasil. E a companhia deu um importante passo esta semana para tornar esta promessa de fato uma realidade.
O Diário Oficial da Argentina, do dia 25 de janeiro, mostra que foi estabelecida no país a Norwegian Air Argentina S.A, criada pelos seguintes membros do conselho: Diego Ferrari (CEO e presidente), Matias Cambiaso e Hernán Ferrari. Todos fazem parte de um escritório de advogacia local. Isso leva a crer que a Norwegian será muito mais do que uma transportadora internacional entre Europa e América do Sul. A ideia da companhia é desbravar as ligações domésticas de nossos vizinhos, tanto é que todas as aeronaves terão registro nacional argentino
Em termos operacionais, a low-cost estará ligada somente ao mercado de passageiros regulares e fretados, tanto para voos nacionais, quanto para internacionais. Como já divulgado, o gerente de Comunicações e Relações Institucionais da Norwegian, Alfons Claver, afirmou que a low-cost planeja basear entre seis e 10 aeronaves modelo B737 em duas ou três cidades da Argentina. Entre elas, está Buenos Aires, Córdoba e possívelmente Mendoza.
Como divulgado pelo ME, parece que a Argentina pode ter virado o novo foco de investimentos internacionais na América do Sul, logo após anunciar investimentos superiores a US$ 1 bilhão em seus aeroportos, receber notícias boas com relação a retomada de voos e investimentos de companhias que lá operaram, além de anunciar a primeira ultra low-cost da história.
Os planos ambiciosos da Norwegian farão a América do Sul ganhar, no mínimo, mais de 200 vagas de emprego, disse o CEO Bjorn Kjos. A ideia é expandir seu modelo de baixo custos para voos intercontinentais a bordo de sua frota de B787s, que subirá para 42 unidades até 2020. Sem falar, claro, nos 30 A321neos adicionais. O CEO da companhia confirmou também os planos de criar uma base para suas aeronaves em Buenos Aires, com voos a partir de Oslo, Londres, Paris, Madri e Barcelona dentro desta sua nova fase de expansão para além da Europa