Nova rota da Azul: saiba mais sobre o turismo no Brasil e Uruguai

O Teatro Solís foi inaugurado em 1856. Imagem: divulgação

A Azul inaugurou nesta sexta-feira (1) uma rota regular entre Porto Alegre e Montevidéu.  As capitais serão ligadas por quatro voos semanais, às segundas, quartas, sextas e domingos.

O Uruguai está no pódio dos destinos internacionais mais visitados pelos brasileiros, atrás apenas da Argentina e dos Estados Unidos. De olho no potencial emissor do Brasil, o país vizinho investe pesado em promoção por aqui. Em uma única ação neste ano, foram aplicados US$500 mil. Com isso, milhares de telespectadores viram a protagonista da já encerrada novela Totalmente Demais passear por seus principais pontos turísticos. Vale comentar que a trama registrou índices de audiência bastante satisfatórios.

De acordo com dados da OMT (Organização Mundial do Turismo), o Uruguai é o país com maior número de turistas por habitante na América do Sul. Em 2015, foram 808 visitantes para cada mil cidadãos uruguaios. A média dos países do continente é de apenas 77 viajantes para cada mil moradores. No Brasil, são apenas 30 para cada mil. Contudo, vale contextualizar que o Uruguai tem 3,407 milhões de habitantes, enquanto somos 200,4 milhões de brasileiros. Estes últimos dados são do Banco Mundial e se referem ao ano de 2013.

Em 2015, quase 85 mil uruguaios visitaram o Brasil, segundo dados do Ministério do Turismo do Uruguai. Já a Embratur aponta que foram 267.321 no mesmo ano. De acordo com a autarquia brasileira, o país vizinho é o quarto maior emissor latino-americano de turistas para o Brasil – atrás da Argentina, Chile e Paraguai. Entre 2007 e 2016, o número de brasileiros no Uruguai saltou de de 140 mil para 450 mil, segundo o ministério do turismo daquele país.