Nova Trento recebe fiéis o ano todo, mas no inverno a boa …
Nova Trento é o segundo destino brasileiro que mais recebe fiéis, peregrinos e romeiros, perdendo apenas para Aparecida do Norte, em São Paulo. A cidade, colonizada por imigrantes vindos de Trento, na Itália, integra a região turística do Vale Europeu. Com 14 mil habitantes, o município recebe em média 70 mil visitantes todos os anos. O turismo religioso possibilita a visita a mais de 30 capelas e oratórios. O destaque é o Santuário de Santa Paulina.
Quem visita Nova Trento tem a oportunidade de saborear as delícias da culinária italiana. Impossível não levar na bagagem queijos ou vinhos produzidos pelas famílias do bairro de Vígolo, localidade onde fica o santuário. A localização privilegiada facilita uma visita rápida no final de semana. O município fica a 1 hora 30 minutos de carro de Florianópolis e também é pertinho das praias de Itapema, Balneário Camboriú e Navegantes, que conta com o aeroporto internacional.
A peregrinação a Nova Trento começou em 1991 quando o então papa João Paulo 2o beatificou Madre Paulina durante passagem pelo Brasil. A partir daí milhares de pessoas passaram a visitar o bairro de Vígolo, que não oferecia a estrutura necessária. Em 2002, as freiras da congregação decidiram fazer o santuário. A obra começou no ano seguinte e foi inaugurada em 2006, ofertado a Santa Paulina.
Na localidade de Vigolo, a história de Santa Paulina é contada por meio de memoriais fotográficos e museus. Ainda há capelinhas, oratórios e paisagens naturais. Ande sem pressa, você vai passar momentos muito agradáveis em família. Um dos atrativos é o Parque Feliz, que além do comércio e barraquinhas de comida, oferece pedalinhos, com uma ponte pênsil, e alguns brinquedos infláveis para a criançada se divertir.
A Colina de Santa Paulina é um morro que só é possível chegar a pé. No alto, além de oferecer uma vista linda do santuário, tem uma grande estátua da santa, com uma enxada na mão, representando sua vida de trabalho e oração.
A maioria dos produtos coloniais como queijos, vinhos e salames de qualidade, são produzidos pelas famílias da cidade em pequenos sítios da zona rural, que valem a visita se tiver tempo. Existem casas mais sofisticadas como Girola e Vô Luiz, que ficam na saída de Vígolo.
Com mais tempo é possível conhecer os parreirais de uva, o Centro e outros roteiros religiosos como o santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro, instalado no antigo Morro da Onça, a 525 metros de altitude..
Cidade celebra sua imigração
– Nova Trento celebra a cultura italina com muita música e comida típica todos os anos com a festa Incanto Trentino. Este ano, foram 15 mil pessoas em três dias de evento no mês de julho.
Além da culinária e do vinho, o público se diverte com competições como as provas do machado, da serra, do serrote, do tiro ao alvo, tiro com estilingue e a bocha.
A festa celebra a cultura italiana. Os primeiros imigrantes trentino-italianos, provenientes da região norte da Itália, começaram a chegar a partir de 1875. Eles deixaram para trás um período de crise, fome, miséria e desesperança, que a Europa passava. O grupo dos primeiros imigrantes, cerca de 20 famílias originárias da Valsugana, no Alto Vale do Brenta, no Trentino e de Monza, se estabeleceram a 16 quilômetros da atual Nova Trento.
Rota do enoturismo:
Vinícola Castel
Rodovia SC 410, 1230 – Claraiba
Fone: (48) 3267-1075
Vinícola Buono
Rua Madre Paulina, 1272 – Vígolo.
Fone: (48) 3267-1075.
www.vinicolabuono.com.br
Vinhos Girola
Rua Madre Paulina, 2379 – Vígolo.
Fone: (48) 3267-0709 / 3267-1017.
www.vinhosgirola.com.br
Vinícola Neotrentina
Rua Madre Paulina, 2021 – Vígolo.
Fone: (48) 267 0714.
www.vinicolaneotrentina.com.br
Vinhos Vô Luiz
Rua Madre Paulina, s/n – Vigolo.
Fone: (48) 3267 0291.
www.vinhosvoluiz.com.br