Nova Zelândia quer trocar de bandeira; veja opções
A Nova Zelândia quer mudar sua bandeira. Ex-colônia britânica, o país ainda mantém alguns símbolos coloniais, como a bandeira com o pavilhão britânico.
Até o final do ano, haverá um referendo para escolher um novo modelo. Em 2016, a população decidirá em um referendo se quer manter o atual pavilhão, que se assemelha ao da Austrália, ou oficializar a bandeira nova.
Reprodução
Para isto, o governo lançou no ano passado um concurso em que qualquer um podia enviar sua proposta de nova bandeira. Um comitê independente analisou mais de 10 mil sugestões enviadas e na semana passada revelou os 40 modelos finalistas.
Mas apenas quatro serão submetidas ao julgamento da população em um referendo que será realizado entre novembro e dezembro e no qual uma delas será escolhida para concorrer com a atual em uma segunda consulta em março do ano que vem.
Das propostas selecionadas –veja todas as 40 aqui— grande parte inclui símbolos como a folha de samambaia e as estrelas do Cruzeiro do Sul. A folha sob fundo preto — já utilizada pelas seleções nacionais da Nova Zelândia– é a opção preferida do primeiro ministro John Key.
De acordo com uma pesquisa do jornal “New Zealand Herald”, 52.6% dos neozelandeses se dizem contra a mudança e 40.6% a favor.
A atual bandeira (foto acima) é de cor azul, tem em seu canto superior esquerdo a bandeira britânica e quatro estrelas vermelhas com bordas brancas que representam o Cruzeiro do Sul.
No vídeo abaixo, o governo neozelandês resume os princípios do design de bandeiras:
Via Brainstorm9