O melhor roteiro para conhecer Portugal e Espanha de carro

Pegar o carro e passar dias na estrada é uma boa maneira de conhecer dois destinos muito procurados pelos brasileiros: Portugal e Espanha. Mas de uma maneira diferente, sem ficar refém de agências de turismo ou dos horários e itinerários dos ônibus. O Dubbi, site colaborativo de viagens, montou um roteiro para quem quiser se aventurar nesses dois países.

shutterstock_roteiro-carroshutterstock_roteiro-carro

O roteiro

Uma das melhores opções, pela paisagem e pela qualidade das estradas, é sair de León, na Espanha, e ir até o Porto, em Portugal. No caminho, passa-se por Lugo, Santiago de Compostela e Vigo, já próximo à fronteira. No país lusitano, é possível visitar aionda Viana do Castelo, Braga, Guimarães e, finalmente, o destino final: Porto.

Total de cidades: 8
Distância a ser percorrida: 623 km

Reprodução/GoogleMaps

Reproduo/GoogleMapsReproduo/GoogleMaps

Clique aqui e confira o mapa em detalhes

Dica: As grandes locadoras aceitam que o carro seja alugado em um país e devolvido em outro.

O que fazer em cada cidade?

León

No ponto de partida, não deixe de visitar a Catedral de León, uma das principais obras do estilo gótico francês. É impossível não se encantar com a arquitetura imponente da construção. Uma manhã basta na cidade.

KarSol/iStock

KarSol/iStockKarSol/iStock

Mosteiro de San Miguel de Escalada, na região de Léon

Lugo

Pare em Lugo para almoçar. Em seguida, uma dica é visitar a parte histórica e apreciar a muralha romana da cidade, construção feita pelo imperador Augusto, em 13 a.C., para anexar o noroeste da Península Ibérica ao Império Romano.

Santiago de Compostela

Se seu sonho é fazer o caminho de Santiago de Compostela, este roteiro não é o ideal. Existem vários caminhos que levam a Santiago, sendo o mais tradicional o que cruza os Pirineus. Aqui a intenção é apenas conhecer a cidade, e não ter a experiência dos andarilhos. Procure um hostel (opções a partir de R$ 45) ou um hotel e programe-se para ficar pelo menos um dia na cidade. Para a noite, um dos lugares mais visitados é o Pub Momo. Mas não deixe de descansar para ter força de visitar o centro histórico e os diversos museus do local no dia seguinte, além da Catedral de Santiago de Compostela. No finzinho da tarde, é hora de prosseguir viagem.

Vigo

Se estiver viajando no verão, estender sua estadia em Vigo pode ser uma boa opção. A cidade possui algumas das melhores praias da Galícia, com águas transparentes e areia branca e fina. Diversos parques e um museu dedicado ao mar são outros atrativos da cidade.

Viana do Castelo

Há 500 anos, grandes expedições rumo ao desconhecido partiam do porto de Viana do Castelo. O lugar era um dos principais pontos de partida dos portugueses na época da Grandes Navegações. Reserve uma tarde para visitar o Parque Nacional da Peneda-Gerês, com belos montes, vales e quedas d’água.

Braga

THEGIFT777/iStock

THEGIFT777/iStockTHEGIFT777/iStock

Jardim de Santa Bárbara, no centro histórico da cidade de Braga

Considerada a ‘Roma de Portugal’, possui mais de 30 igrejas, entre elas a catedral da Sé, a mais antiga do país. É um prato cheio para aprender sobre a história do país. Se tiver fôlego, suba os 670 degraus até o Santuário do Bom Jesus do Monte, no alto de uma colina. Pode parecer uma penitência, mas vale a pena apreciar a escadaria em estilo barroco.

Guimarães

Assim que chegar à cidade, estacione o carro e explore o centro histórico a pé. Os locais imperdíveis são o Castelo de Guimarães, o Largo da Oliveira e o Paço do Duque de Bragança. Quando voltar ao carro, uma boa opção e ir até a Penha e subir uma estrada de pedra, até obter uma bela vista panorâmica da cidade.

Porto

Sean Pavone/iStock

Sean Pavone/iStockSean Pavone/iStock

Vista da parte antiga da cidade do Porto, em Portugal

Para encerrar o passeio e comemorar os 600 km pela península ibérica, é hora do vinho do Porto. O curioso é que os armazéns do famoso vinho ficam em Vila Nova de Gaia, cidade vizinha situada do outro lado do rio Douro. Quando a fome apertar, não deixe de experimentar um lanche chamado Francesinha —sanduíche feito com pão de forma e recheado com linguiça, salsicha, presunto e carne, coberto ainda com queijo derretido e mergulhado em um molho com vários ingredientes, como tomate, vinho e pimenta. Como acompanhamento, claro, uma porção de batatas fritas.