O paraíso colorido por recifes de corais

Um verdadeiro aquário a céu aberto. Esta é a primeira sensação do turista tem quando entra nas águas de Porto de Galinhas, em Ipojuca (PE). A badalada praia pernambucana consagra-se pela rica biodiversidade marinha, que pode ser conferida especialmente na região da Costa dos Corais, que abriga uma extensão de recifes de corais e de arenito, com manguezais e uma exuberante fauna e flora.

Divulgação/PGCVB

Divulgao/PGCVBDivulgao/PGCVB

A praia do Cupe, na porção norte de Porto de Galinhas

 

Reconhecido internacionalmente como a segunda formação coralina mais importante do mundo, o ecossistema espalha-se por cerca de 200 quilômetros de faixa litorânea, entre o norte de Alagoas e o sul de Pernambuco, passando pelo município do Ipojuca. Para protegê-lo e ordenar o turismo ecológico, o governo federal criou em 1997 a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, a maior unidade de conservação marinha do Brasil.

Um dos maiores espetáculos de Porto de Galinhas acontece na maré baixa, quando surgem piscinas de água cristalina entre as barreiras de corais. É possível alugar equipamento de mergulho para ver a impressionante paisagem de um pequeno pedaço do fundo do mar, que na verdade mais parece um aquário.

Um passeio de buggy pela região tem duração de 3h e custa em torno de R$ 250 por casal, podendo ser contratado na própria recepção dos hotéis ou em agências especializadas baseadas na Vila de Porto de Galinhas.