O que fazer em Londres além do Big Ben

Londres é um clássico. Para o viajante que já visitou todos os pontos turísticos mais famosos da cidade, como o Parlamento, London Bridge, London Eye e o Hyde Park, por exemplo, fica a pergunta: o que fazer de diferente na capital britânica?

Charlotte167/iStock

Charlotte167/iStockCharlotte167/iStock

Vista panorâmica da cidade de Londres com a London Eye (à esq.) e o Big Ben ao centro

 

São milhares de opções. Por isso, o Dubbi, site colaborativo de viagens, selecionou algumas dicas de passeios diferentes na cidade, todas fornecidas por usuários da plataforma, para quem quer fugir da foto com a guarda real britânica.

Camden Town

A viajante Paula Lacerda, de São Paulo (SP), recomenda uma visita ao bairro Camden Town, hoje mais conhecido como o “bairro da Amy Winehouse”. Local bastante frequentado pela cantora, o lugar ganhou fama a partir dos anos 1970, com o surgimento do mercado de artesanatos, e passou a atrair um público alternativo, principalmente punks.

credito-_Nando_Machado-Shutterstock-CamdenTowncredito-_Nando_Machado-Shutterstock-CamdenTown

Até hoje o lugar mantém a aura de “encontro de todas as tribos”, apesar de receber milhares de turistas todo final de semana. As atrações variam de estúdios de tatuagem e piercing, lojas de discos e CD, roupas, artigos vintage, móveis, jóias, souvenirs, muitos deles localizados em grandes mercados, como Camden Market.

A região conta ainda com centenas de restaurantes, com pratos do mundo inteiro -como o Brazuca, com feijoada, coxinha e guaraná. Comida chinesa e japonesa também têm preço camarada. Bares ficam abertos até de madrugada.

Para chegar lá, basta descer na estação Camden Town, na Northern Line.

Primrose Hill

Ainda na estação na Camden Town, é possível chegar a um dos parques mais agradáveis de Lonres: o Primrose Hill. É só subir a avenida Camden High Street até chegar ao Regent’s Canal. Depois, caminhar ao lado do canal e, ao atingir o Regent’s Park, subir a escadaria até a avenida Gloucester. Pronto.

shutterstock_Primrose_Hillshutterstock_Primrose_Hill

O bairro, considerado uma urban village, é uma charmosa área residencial com ar de interior, bastante comum na capital inglesa. Localizado em uma colina, o parque permite apreciar uma vista panorâmica da cidade, algo não tão comum na plana Londres. É ideal para fazer um piquenique com os amigos.

A dica do viajante Lucas Moura, de Aracaju (SE), é voltar para o Regent’s Park depois de conhecer o Primrose. Além de ser um dos mais bonitos parques de Londres, lá é possível observar gorilas e outros animais selvagens da África, atrações do London Zoo, o zoológico de Londres (entrada por R$ 80).

Columbia Road Flower Market

Jorge Royan/Wikimedia Commons

Jorge Royan/Wikimedia CommonsJorge Royan/Wikimedia Commons

O Columbia Road Flower Market, o maior mercado de flores da cidade

 

A calma e a discrição londrina não são características do Columbia Road Flower Market, o maior mercado de flores da cidade. Em voz alta, os feirantes fazem de tudo para conseguir vender suas flores, plantas e mudas. Arbustos, vasos, pequenas plantas, mudas de tempero… a variedade é enorme, mas o preço impressiona ainda mais: duas orquídeas saem por R$ 20.

A estação de metrô mais próxima é a Old Street, a 20 minutos de caminhada. O mercado abre todo domingo, às 8h. Por perto, também há dezenas de lojinhas de roupas, antiguidades e utensílios domésticos, além de cafés.

Para continuar aproveitando o domingo, a dica ao sair de Columbia Market é ir a outros dois mercados famosos: o Brick Lane (com vários tipos de comida, como indiana, tailandesa, nova-iorquina, etc) e o Spitafields (reduto da moda).

Todos eles ficam em Shoreditch, na East London, antiga área degradada da cidade que é agora é encontro de gente jovem e descolada. Segundo o viajante Moisés Cona, de São Paulo (SP), em Brick Lane é possível se sentir longe da Londres habitual de turistas.

Tem mais dicas de lugares incomuns na cidade? Deixe sua dica e inspire viajantes aqui.