Olimpíadas do Rio terão centro antiterrorismo

A prevenção contra ações terroristas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, no Rio, contará com um centro que vai reunir agentes de segurança do Brasil e de outros países. A informação foi dada na quinta-feira (30) por autoridades da área, que apresentaram um planejamento para garantir estabilidade nas competições.

Segundo o secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Andrei Rodrigues, o centro deve ter sua estrutura concluída até o início do ano que vem, para que possa receber profissionais de países parceiros cerca de 15 dias antes do início do evento, em 5 de agosto de 2016. “O investimento é para que tenhamos, de forma célere, troca de informação, qualificando a prevenção [ao terrorismo], disse o secretário.

De acordo com Andrei, os países participantes do esforço conjunto são os que “historicamente” já contribuem para o processo de segurança. “Teremos parcerias com países que compõem o sistema Interpol, e com aqueles que poderão trazer informações úteis para a segurança de todos aqui no evento.”

O centro antiterrorismo será montado em área próxima dos locais de competição, informou Andrei. Ele disse que a ideia partiu do amadurecimento obtido em eventos anteriores sediados pelo país e, ainda, em missões enviadas a competições em outros países, como aos Jogos Pan-Americanos de Toronto. (Agência Brasil)

Relacionados: