Olimpíadas: vai assistir aos jogos de futebol? Veja dicas de cada cidade-sede

Abertura materia

O futebol, paixão nacional de quase todo brasileiro, é um dos esportes que estarão presentes nas Olimpíadas do Rio. Desde 1900, em Paris – no caso dos homens, dois times de 11 jogadores de cada lado tentam acertar o gol do adversário e ganhar a tão sonhada medalha olímpica. Já para as mulheres a participação só foi possível a partir de 1996, em Atlanta.

Nos Jogos Rio 2016, 16 países disputam o título masculino, enquanto 12 seleções competem no torneio feminino. Além do Rio de Janeiro, outras cinco cidades serão sedes das partidas de futebol: São Paulo (Arena Corinthians), Manaus (Arena da Amazônia), Salvador (Arena Fonte Nova), Brasília (Estádio Mané Garrincha) e Belo Horizonte (Mineirão). Confira abaixo dicas do que fazer em cada uma delas:

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - foto Rio 2016

Rio de Janeiro – foto Rio 2016

A cidade maravilhosa será o palco do maior evento esportivo do mundo. A Olimpíada reunirá milhares de turistas nacionais e internacionais na cidade para assistirem aos jogos e aproveitarem tudo o que o Rio tem a oferecer. O lendário Maracanã, um dos estádios mais famosos do mundo, receberá as partidas decisivas do torneio de futebol e o Estádio Olímpico (Engenhão) será palco da partida de abertura. Além de assistir a competição, os visitantes também irão conhecer um pouco da cidade. O Boulevard Olímpico será o ponto de encontro de cariocas e turistas. Além das transmissões ao vivo dos jogos, o local terá shows de grandes nomes da música brasileira, um balão panorâmico, uma exposição olímpica, um bungee jump, uma maquete do Rio de Janeiro feita de blocos de montar, entre outras atrações culturais e atividades. Festas temáticas acontecerão todos os domingos com o melhor da noite carioca.

São Paulo

São Paulo – foto Caio Pimenta

A capital dos negócios e coração financeiro do país esta de braços abertos para receber os turistas que vierem assistir a um dos jogos da primeira fase, quartas-de-final e semifinal do futebol masculino, além da primeira fase, quartas-de-final e da decisão da medalha de bronze feminina. Cultura, entretenimento e gastronomia são algumas das características imperdíveis da cidade. O turista pode optar por uma das mais de 6 mil pizzarias, comer um lanche de mortadela no Mercadão ou ainda fechar a noitada em uma das inúmeras padarias 24h da cidade. Visitar uma das centenas de exposições também é uma excelente ideia e para quem gosta de ler, São Paulo tem as melhores mega livrarias, como a Cultura, do Conjunto Nacional, e a Fnac, na Paulista. Quer algo mais animado? Os gringos vão adorar essa dica. Que tal participar de um ensaio em uma quadra de escola de samba?

Manaus

Encontro das águas dos Rios Negro e Solimões

Esta cidade histórica e portuária, no centro da maior floresta tropical do mundo, receberá a primeira fase dos torneios masculino e feminino de futebol. Para quem chega antes ou fica mais um dia depois dos jogos, há inúmeras oportunidades. Manaus se destaca por seu patrimônio arquitetônico e cultural, sua natureza e biodiversidade. Dos tempos áureos da borracha restou o esplendor de construções históricas, que valem uma visita no Teatro Amazonas, no Palacete Provincial e no Palácio Rio Negro, todos próximos. Um passeio clássico é ir de barco ver o encontro das águas dos Rios Negro e Solimões. A praia da Ponta Negra é o cartão-postal da cidade: há anfiteatro, jardins, mirantes, vagas de estacionamento e nova iluminação Nos fins de semana, a avenida da orla é fechada e torna-se um grande calçadão. Escolha um dos restaurantes amazonenses para experimentar os deliciosos peixes da região, como o tambaqui, o matrinxã e o pirarucu.

Salvador

Elevador Lacerda

Elevador Lacerda

Conhecida como berço da cultura do Brasil, na Bahia nasceram muitos escritores, compositores e músicos, muitos deles responsáveis pela imagem de cidade alegre, mística e hospitaleira. Durante as Olimpíadas, a Arena Fonte Nova de Salvador receberá partidas da primeira fase e quartas-de-final dos torneios masculino e feminino de futebol. Oportunidade ideal para se conhecer um pouco desse tabuleiro. Passear pelo Centro Antigo e Centro Histórico é como voltar no tempo, há muitos museus e construções tombadas pela Unesco. Na Cidade Baixa ficam dois grandes ícones religiosos do catolicismo: a Igreja do Bonfim e o Memorial Irmã Dulce. Outros destaques são o Mercado Modelo e o Elevador Lacerda, que leva o turista para parte alta da cidade. Que tal conhecer um pouco das raízes africanas da cidade visitando o Museu Afro-brasileiro e terminar o dia no bairro do Rio Vermelho, o mais boêmio de Salvador, curtindo o verdadeiro estilo de vida baiano com direito a acarajé e bolinho de feijão.

Brasília

Catedral Metropolitana - foto Bruno Pinheiro

Catedral Metropolitana – foto Bruno Pinheiro

A capital federal do Brasil não podia ficar de fora dessa grande festa que é o futebol, recebendo algumas partidas da primeira fase, incluindo a abertura do torneio masculino, além das quartas-de-final de homens e mulheres. Considerada um museu a céu aberto, a cidade é reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Sua arquitetura moderna e inovadora contrasta com seu entorno de natureza, cachoeiras e paisagens rurais. No Eixo Monumental é só seguir em frente e em uma hora é possível conhecer os principais monumentos como o Congresso Nacional, Catedral, Palácio do Planalto, Museu da República e Memorial JK. Apesar de clichê, a Torre de TV é um dos monumentos mais procurados e tem uma das vistas mais bonitas da cidade. Outro ponto obrigatório é a Ponte JK, um dos mais fotografados do destino. Um passeio que pode ser bem legal é o Brasília City Tour, ônibus de dois andares que em pouco menos de duas horas dá uma boa panorâmica das atrações. Pra finalizar o dia a dica é o Pontão do Lago Sul para caminhar pelo calçadão, ver os veleiros e barcos e ainda apreciar bons bares e restaurantes.

Belo Horizonte

Igreja de São Francisco de Assis na Pampulha – foto Embratur

Cidade grande com ares de interior. Belo Horizonte esta rodeada de natureza e cidades históricas e a capital conta com um conjunto arquitetônico valioso. Um dos templos mais tradicionais do futebol brasileiro, o Mineirão recebe jogos da primeira fase e quartas-de-final feminino e masculino, semifinal feminina e a disputa pelo bronze do torneio masculino. A cidade recentemente recebeu da Unesco o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pelo Conjunto Modernista da Pampulha. A construção é de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, com contribuições de Roberto Burle Marx e Cândido Portinari. Não pode deixar de conferir. Como o assunto é futebol, vale uma visita ao Museu Brasileiro do Futebol (MBF) para vivenciar emoções e experiências que só o esporte pode proporcionar. Os turistas vão adorar a gastronomia do destino, muita cerveja artesanal, queijo bom de mais e comidinhas de boteco.

Confira o calendário de partidas do futebol:

Torneio masculino
Partida de abertura (quinta, 4 de agosto): Brasília
Quartas de final (sábado, 13 de agosto): Brasília, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo
Semifinais (quarta, 17 de agosto): São Paulo, Rio de Janeiro (Maracanã)
Disputa do bronze (sábado, 20 de agosto): Belo Horizonte
Final (sábado, 20 de agosto): Rio de Janeiro (Maracanã)

Torneio feminino
Partida de abertura (quarta, 3 de agosto): Rio de Janeiro (Engenhão)
Quartas de final (sexta, 12 de agosto): Brasília, Salvador, São Paulo, Belo Horizonte
Semifinais (terça, 16 de agosto): Belo Horizonte, Rio de Janeiro (Maracanã)
Disputa do bronze (sexta, 19 de agosto): São Paulo
Final (sexta, 19 de agosto): Rio de Janeiro (Maracanã)