Orquestra chilena de folk chega a BH para apresentações gratuitas

Nos próximos dias 8 e 11 de setembro, a Ensamble Transatlántico de Folk Chileno desembarca na capital mineira para duas apresentações com entrada Catraca Livre nos centros culturais das Indústrias e de Vila Santa Rita, respectivamente.

Créditos: Gabriel Ducros

Ensamble Transatlántico de Folk Chileno

Os concertos são realizados, às 19h, junto à Orquestra Jovem da Vallourec como parte do “Transatlântico”, um evento musical promovido pela Fundação Municipal de Cultura. A ideia é fazer um intercâmbio com os músicos da orquestra brasileira, ensinando um pouco sobre a música folclórica chilena.

O Ensamble Transatlántico de Folk Chileno foi criado em 2012 por Ernesto Calderón e Gianela Machuca. O grupo dedica-se à interpretação de composições originais com base em ritmos tradicionais do Chile. A partir de 2013, o grupo começou seu processo de expansão internacional, com turnês pela Europa (Escócia, Inglaterra, Bélgica, Espanha, República Tcheca, Alemanha, Dinamarca e Suécia), além de apresentações nos Estados Unidos e na Índia.

O repertório original, escrito pelos membros do Ensamble, engloba estilos muito diversos, tais como cueca, huayno, os ritmos de herança de Rapa Nui, o canto mapuche e até mesmo música de ascendência africana, muito conhecidos no Chile. O grupo já lançou um DVD “Ao Vivo” (2013) e o álbum “Volume I”, com apoio do Fondo de la Música 2015. A turnê no Brasil tem o apoio cultural do Edital Ibermusicas.

Ensamble Transatlántico de Folk Chileno

Sex 08/09  às 19:00 


Seg 11/09  às 19:00