Os destinos naturais perigosos do Brasil
Um dos maiores charmes da natureza é a sensação que ela nos dá de podermos ser surpreendidos a qualquer momento. Positivamente, sempre esperamos, mas também há o outro lado. A natureza, por mais bela que seja, também pode ser muito traiçoeira, principalmente para quem não tiver cuidado. Quando for viajar, é muito importante procurar informações sobre os lugares que vai visitar e ter boas alternativas caso algo inesperado aconteça.
Por isso, o Viagem Livre reuniu alguns dos destinos naturais mais perigosos no Brasil, confira:
Ilha da Queimada Grande (São Paulo)
A ilha fica no litoral de São Paulo e tem o total de 430 mil metros quadrados. Seria uma ilha comum se não houvesse, para cada metro quadrado, 5 cobras tomando conta de todo o território. Assustador, não?
A espécie mais comum é a jararaca-ilhoa, altamente venenosa. Por conta da alta periculosidade, somente cientistas autorizados podem estar na ilha.
Chapada dos Veadeiros (Goiás)
Infelizmente os altos índices de acidentes na Chapada estão relacionados ao comportamento imprudente e inexperiente dos aventureiros, também combinados a falta de fiscalização do próprio local. Já foram registradas mortes e acidentes graves provocados por diversos fatores, desde quedas a afogamentos. Como existem cachoeiras, vales e pedras o cuidado deve ser redobrado, principalmente em lugares com acesso de maior dificuldade.
Praia de Boa Viagem (Pernambuco)
Juniorpetjua/Wikimedia Commons
Eternizada na canção de Alceu Valença, a praia de Boa Viagem guarda suas peculiaridades. Um manguezal natural de lá foi destruído para a construção do Porto Suape. Por conta disso, os tubarões, que se reproduziam no extinto manguezal, migraram para as redondezas da praia de Boa Viagem, trazendo graves consequências.
Muitos surfistas e banhistas foram atacados e dezenas de pessoas morreram. Atualmente a região conta com placas de aviso e uma guarda-costeira que tenta proteger e alertar os turistas.
Floresta Amazônica (Amazonas)
Todos os brasileiros deveriam visitar ao menos uma vez a Floresta Amazônica. Porém, antes de visitá-la é importante ter tomado uma série de vacinas preventivas. Apesar da floresta abrigar animais como jacarés e onças, o maior perigo são os animais menores, como as formigas venenosas, aranhas e mosquitos que podem transmitir doenças graves, como a malária.
Segurança em primeiro lugar
Quando for se aventurar, principalmente em lugares afastados, não é aconselhável contar apenas com o Sistema de Saúde Público do local, ou ainda apenas com o seu plano de saúde particular. Grande parte dos planos particulares oferece cobertura nacional, mas geralmente apresentam uma série de restrições que podem atrapalhar caso o momento seja de total urgência.
O mais indicado para quem vai viajar é encontrar um seguro viagem nacional compatível com as suas necessidades, levando em conta os possíveis riscos de acordo com a viagem que você vai fazer, levando em conta fatores como tempo viajando, passagem por lugares inóspitos, distância de grandes cidades e outros.
Tomou todos os cuidados e se informou sobre os perigos locais do lugar onde você pretende ir? Então boa viagem!