Pará capacitou mais de 5 mil pessoas na atividade turística em 2017

5.130 pessoas qualificadas nos cursos ofertados pelo Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQtur)

A Secretaria de Estado de Turismo do Pará fecha o balanço anual de capacitações em segmentos da atividade turística, em 2017, com o saldo positivo de um total de 5.130 pessoas qualificadas nos cursos ofertados pelo Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQtur).

Dados levantados pela pasta mostram que o Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e Biodiversidade (Ideflor-Bio), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e Instituto Federal do Pará (IFPA), e em alguns cursos o patrocínio do Banco da Amazônia, capacitou e qualificou 3.465 pessoas nos polos turísticos Belém, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins, Marajó, Tapajós e Xingu e mais 1.665 profissionais nos minicursos disponibilizados durante a 8ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), totalizando o 5.130 capacitados deste ano.

Desde a criação do PEQTur, entre os anos de 2012 e 2017, a Setur capacitou e qualificou um total 20.604 profissionais gerando oportunidades de emprego e renda para a população e fomentando o turismo nos seis polos turísticos paraense, em cursos como, por exemplo, Cozinha Brasil, Vigilância e Saúde, Recepção em Hotelaria, Gestão de Pequenos Negócios Turísticos, Qualidade no Atendimento ao Turista, Garçom e Garçonete, Cozinha Regional, Policiamento Turístico, Condutor de Trilhas e Caminhadas, Monitor de Turismo Religioso, Condutor Local de Turismo, Turismo de Aventura, Condutor de Pesca Esportiva, Agente de Informações Turísticas, Turismo de Base Comunitária e Rural, Apoio ao Turismo Receptivo e Inglês Aplicado aos Serviços Turísticos.

As capacitações englobaram profissionais e empreendedores do setor, acadêmicos, estudantes, profissionais liberais e autônomos com o objetivo principal de aprimorar a qualidade dos serviços turísticos prestados e fortalecer a cadeia produtiva do turismo, aumentando a eficiência no trabalho, a melhoria de qualidade de vida e a perspectiva de empregabilidade e melhor renda.

Para o ano que se inicia, a agenda da Setur já conta com o apoio do Batalhão da Polícia Ambiental para realização de 5 cursos de Trilha de Caminhadas nos municípios de Cachoeira do Arari, Alenquer, São Geraldo do Araguaia e também no Parque Estadual do Utinga. Cursos com verbas de emenda parlamentares foram assegurados para 9 turmas nos municípios de Barcarena, Marituba e Belém. A expectativa é que já nos primeiros 3 meses de 2018, a Setur realize cerca de 50 cursos.

“O grande mérito da Setur são os parceiros que contribuem com cursos. Isso tem um impacto muito positivo no contexto da inserção profissional dessas pessoas qualificadas. Então se hoje nós avançamos, nós avançamos de mãos dadas com outras instituições” afirma Flávia Lima, gerente de Qualificação Profissional da Diretoria de Política em Turismo (DPOT) e coordenadora do Programa Estadual de Qualificação de Turismo (PEQTur) da Setur.