Parada LGBT movimenta o segmento de turismo e entretenimento …

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Parada LGBT movimenta o segmento de turismo e entretenimento em São Paulo

02/06/2015:

 

No próximo domingo, dia 07 de junho, a capital paulista será tomada
pelas cores do arco-irís. A cidade sediará a 19ª edição da Parada do
Orgulho LGBT. O evento, considerado um dos maiores do planeta, deve
atrair milhares de pessoas, entre visitantes e paulistanos, que
movimentarão o segmento de turismo e entretenimento de São Paulo.

A busca por hospedagem na cidade feitas por viajantes brasileiros e
estrangeiros para semana em que acontece a Parada já começou. Segundo
levantamento da Hoteis.com, 43,2% das buscas realizadas no site da
empresa para reservas entre 4 e 7 de junho, data em que acontece o
evento, foram feitas por norte-americanos. Na seqüência, aparece Taiwan
(7,4%), Japão (5,7%), Canadá (5,6%) e Coreia do Sul (3,9%). Entre os
países latino-americanos, apenas México e Argentina ficaram entre as 10
principais nacionalidades, com 2,4% e 2,3%, respectivamente. Chile (1%),
Venezuela (0.7%) e Peru (0,6%) ficaram no final da lista.

 

Quanto ao mercado brasileiro, os viajantes do Rio de Janeiro
representaram 21,8% das buscas totais, seguidos pelos moradores de
Brasília (10,9%) e Belo Horizonte (10%). Porto Alegre e Curitiba
aparecem empatadas na quarta colocação (8,2%). De acordo com o site de
viagens Trivago, o valor médio da diária nos hotéis está em torno de R$
300 e, até o momento, São Paulo é a quarta cidade mais buscada para o
período.

 

Estudos do segmento LGBT

Na última pesquisa feita pelo Observatório de Turismo e Eventos
(núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris, empresa municipal de turismo e
eventos) na Parada LGBT de 2012, quase 40% do público era composto por
turistas. Destes, a maioria era formada por turistas domésticos (97,4%) e
2,6% eram estrangeiros. As principais origens desses visitantes
internacionais foram Peru, Estados Unidos, Holanda e Argentina. De
acordo com o levantamento, os turistas da Parada ficam mais de três dias
na cidade e gastam, em média, R$ 1.272 no período.

 

Para o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da
SPTuris, Wilson Poit, a semana toda fica agitada por conta da parada.
“O público que vem à cidade para o evento consome tudo que São Paulo
tem de melhor. Muita cultura, entretenimento, gastronomia. E,
consequentemente, a economia fica aquecida. É uma grande oportunidade
recebermos um acontecimento desse porte”, afirma Poit.

Em 2013, o Observatório também lançou o estudo “Mercado GLS
paulistano”, que fez um levantamento específico sobre o segmento na
cidade de São Paulo, incluindo quantificação da oferta de
estabelecimentos especializados e a movimentação financeira. Os dados
revelaram um impacto do setor na economia paulistana que, em menos de um
ano, chega a movimentar R$ 59,5 milhões.

 

De acordo com o balanço, na cadeia produtiva da cidade existem quase
80 estabelecimentos voltados para o público LGBT ou bastante
frequentados por ele. A maioria dos locais está concentrada nas regiões
da Paulista, Jardins, Pinheiros e no Centro.

 

Programação para curtir a cidade

Com mais de 80 locais gay friendly, São Paulo, o quarto melhor
destino gay do mundo segundo o GayCities tem tudo o que o visitante
procura: bares, restaurantes, cafeterias, casas noturnas e uma
infinidade de locais abertos à diversidade. Para ter acesso à lista
especial com alguns lugares gay friendly, acesse lgbt.spturis.com.br. Ou
veja nossas dicas de “10 locais para curtir SP na semana da Parada”
aqui:
http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/noticias/4839-10-locais-para-curtir-sao-paulo-na-semana-da-parada-do-orgulho-lgbt