Paraná aumenta oferta de empregos no Turismo

O setor do turismo no Paraná registrou um crescimento de 19,03% no número de empregos, de 2010 a 2013. De acordo com o último levantamento da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego, em dezembro de 2010 o Estado contabilizava 121.569 trabalhadores empregados nas áreas ligadas ao turismo. Em 2013, esse número saltou para 144.701.

Para a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, os investimentos do governo estadual em programas de fomento ao empreendedorismo e ao desenvolvimento regional, aliados às obras de infraestrutura, contribuem para o aumento da importância turística do Paraná em relação ao restante do país.

“Estes números só comprovam o grande potencial turístico do Paraná, que é um Estado muito rico, tanto na diversidade natural, cultural e histórica. Mas, acima de tudo, acredito que o seu maior patrimônio está na sua gente acolhedora, que está sempre de braços abertos para receber os visitantes. Isso faz toda a diferença”, ressalta a secretária.

ESTABELECIMENTOS – O levantamento apontou, também, que o número de estabelecimentos formais da área de turismo cresceu 18,02%, no mesmo período. Atualmente, as áreas com mais estabelecimentos turísticos do Estado são as regiões Metropolitana de Curitiba (40,22%), Norte Central (19,93%) e Oeste (13,23%).

“A concentração na Região Metropolitana de Curitiba deve-se, sobretudo, à grande importância da capital em termos turísticos. No Norte Central, o destaque fica por conta dos municípios de Maringá e Londrina e, no Oeste, o principal atrativo é, sem dúvida, Foz do Iguaçu, em função das Cataratas”, explica o economista do Observatório do Trabalho, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Juliano Padilha.

SETORES – A equipe técnica do Observatório do Trabalho analisou os dados da Rais para identificar as regiões e setores que mais geraram empregos na área turística. Os resultados foram apresentados durante a reunião mensal do Conselho Estadual do Trabalho (CET), em julho.

O maior crescimento no número de empregos com carteira assinada, que foi de 38%, ocorreu na região turística Roteiros da Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão). Entre os principais atrativos turísticos da região, composta por 24 municípios, estão as edificações religiosas, as peregrinações da Rota da Fé, a gastronomia com pratos típicos e festividades, como a Festa do Carneiro no Buraco e a Comcam Fest.

Como consequência, a região também registrou o maior crescimento de postos formais do subsetor de transporte de pessoas.

De acordo com a classificação do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), os principais ramos de atividades relacionados ao turismo são hotelaria, restaurantes, transporte rodoviário e aéreo de passageiros, agências de viagens, aluguel de veículos e atividades recreativas, culturais e desportivas.

Box 1

RESTAURANTES E HOTÉIS SÃO OS

QUE MAIS GERAM EMPREGOS

A análise do Observatório do Trabalho, de 2010 a 2013, identificou que a maioria dos empregos formais foi gerada pelo subsetor de restaurantes, que respondeu por 60,88 % do total. Em seguida, com participação menor, aparecem os hotéis com, 13,71%.

“O setor do turismo é um importante gerador de empregos nas mais diversas atividades, pois normalmente provoca a geração de empregos em outras áreas como: construção civil, comércio e serviços públicos”, explica Padilha.

Box 2

EM 2014, PARANÁ FOI DESTINO

DE 13,2% DOS TURISTAS ESTRANGEIROS

Em 2014, o Paraná respondeu pelo destino de 13,2% dos turistas estrangeiros que vieram ao Brasil, sendo o quarto estado mais participativo do país. O Paraná também ocupa atualmente a quinta colocação no ranking nacional de agências cadastradas no Ministério do Turismo, com 1.129 unidades.

Os dois destinos mais procurados do Estado são o Parque Nacional do Iguaçu e a Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu. Somente em 2013, cerca de 2,4 milhões de pessoas visitaram o município por motivos turísticos. Em terceiro lugar está a Linha Turismo, que é uma linha de ônibus especial que circula nos principais pontos turísticos de Curitiba.

De acordo com a classificação da Paraná Turismo, o Estado está dividido em 14 regiões turísticas. São elas: Litoral do Paraná; Rotas do Pinhão; Campos Gerais, Centro-Sul, a Terra dos Pinheirais; Estradas e Caminhos; Corredores das Águas; Norte do Paraná; Norte Pioneiro; Riquezas do Oeste; Vales do Iguaçu; Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu; Vale do Ivaí; Roteiros da Comcam e Lagos e Colinas.

A mudança e reorganização atenderam às novas diretrizes do Programa Nacional de Regionalização do Turismo, que priorizaram a gestão descentralizada, os investimentos em qualificação profissional e a infraestrutura.

PARANÁ TURISMO – A diretora técnica da Paraná Turismo, Deise Bezerra, explica que todos os projetos desenvolvidos pelo Estado na área de turismo têm como objetivo ampliar o fluxo turístico. ”Isso aumenta o número de empresas que oferecem serviços turísticos e gera mais empregos”, afirmou.

Entre as principais ações estão a regionalização do turismo, que agrupa municípios do Estado em regiões turísticas; o cadastramento de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo e o projeto Paraná Mice, desenvolvido pelo Sebrae e Governo do Estado para impulsionar o turismo de negócios. Também há investimentos em marketing turístico, infraestrutura turística, programas de capacitação profissional, gestão empresarial, turismo em áreas naturais, entre outros.

Em junho, o governador Beto Richa lançou o programa Parques do Paraná, que irá estimular o turismo nas unidades de conservação do Estado, ampliar a preservação e promover o desenvolvimento sustentável.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:

www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr