Por Pedro Hering
Em minha última passagem pelo Aeroporto de Guarulhos eu aproveitei para conhecer alguns dos restaurantes mais bacanas de lá.
Nos últimos meses, o aeroporto ampliou as opções gastronômicas nos terminais de passageiros, entre eles o restaurante holandês Zaandam, no embarque do Terminal 3, e o Mr. Cheney Cookies, no Terminal 2. A nova sala de embarque remoto do Terminal 2 recebeu uma praça de alimentação com os estabelecimentos Romana Café, Piazza, Napolitano e Vila Grão. Mas os meus preferidos não estão entre os citados.
Seguem abaixo as minhas sugestões, em ordem alfabética, para quem quer se alimentar muito bem e com estilo no maior complexo aeroportuário da América do Sul: Ariah Gastronomia, Ráscal e Rokkon.
Ariah Gastronomia
Para quem busca um buffet requintado no Terminal 2 a minha sugestão é o Ariah Gastronomia. Eu fiquei muito bem impressionado com as delícias apresentadas pelo chef Giancarlo Maggioni, que trouxe sua experiência internacional com passagens pela Itália, França e Austrália para a primeira operação da marca Ariah Gastronomia. A cozinha conta com equipamentos supermodernos e o cardápio é muito variado onde frescor, sabor, textura e aromas são valorizados. Atendimento acolhedor, arquitetura moderna, louças cuidadosamente selecionadas e o cuidado na escolha dos parceiros e fornecedores garantem aos clientes uma experiência muito especial. Super recomendo.
Ráscal
O Ráscal existe desde 1994, quando inaugurou no Shopping Iguatemi. Do mesmo criador do Viena, Roberto Bielawski, as 10 unidades no eixo Rio-São Paulo combinam sabores da comida mediterrânea com serviço informal. Na unidade do aeroporto de Guarulhos o alto padrão do Ráscal se faz presente no Terminal 3 com um custo-benefício muito satisfatório. Lá tudo é produzido aos olhos do cliente em cozinhas abertas. O principal “produto” do Ráscal, e pelo que ele é muito conhecido, é seu excepcional buffet. Mas o cardápio inclui saladas e antepastos, variações de massas frescas e secas com diferentes molhos, além de carnes, pescados e sobremesas como a clássica torta de maçã. Também é possível escolher itens do menu à la carte, que elenca opções como o carré de cordeiro, a picanha com legumes e pescados grelhados. Minha sugestão: escolha uma mesa na varanda, peça uma delícia do cardápio e fique observando o vai e vem dos viajantes que dão pinta por lá, muito bem atendido.
Rokkon Gastronomia Japonesa
Para quem, como eu, curte gastronomia japonesa, a minha dica no Aeroporto de Guarulhos é o Rokkon, que há mais de 20 anos é sucesso absoluto em Belo Horizonte. Localizado estrategicamente no Terminal 3 internacional Check-in H, este pedaço do Japão no aeroporto está aberto 24 horas por dia todos os dias da semana. O empreendimento faz parte do poderoso Grupo Fit, que engloba restaurantes em academias do naipe da Reebok Vila Olímpia e Cidade Jardim e Bodytech Iguatemi, além de várias operações no Aeroporto de Guarulhos, como, além do Rokkon, os bares conceitos da marca Heineken Livinh HNK e as duas lojas The Coffee Shop Nescafé. No Rokkon os pratos são preparados por talentosos chefs que utilizam apenas ingredientes frescos e de alta qualidade. O Rokkon entrega sushis meticulosamente elaborados, sashimis delicadamente cortados e os pratos realmente refletem o melhor da culinária oriental. Seja para uma refeição rápida ou para uma experiência gastronômica completa o Rokkon é impecável.