O que muda com a chegada de Juneyao Airlines?
No próximo dia 14 de maio de 2017, a Star Alliance completará 20 anos de existência. Para se ter uma noção deste potencial, a OAG Schedules Analyser realizou um estudo detalhado que revela o gigante que está escondido por trás das 27 companhias aéreas comerciais parceiras que hoje integram a aliança. Fundada em maio de 1997, uma das maiores do mundo neste quesito começou apenas com Air Canada, Lufthansa, SAS, Thai Airways e United, companhias que ao longo do tempo ganharam novos parceiros e, deste modo, somaram vantagens e ampliaram suas respectivas malhas aéreas pelos quatros cantos do mundo.
Para se ter uma noção do que representa a Star Alliance, no ano passado exatos 641 milhões de passageiros voaram a bordo da frota de 4,657 aeronaves que se dividem pelos atuais 27 membros. Ainda de acordo com a OAG, até outubro as companhias da Star Alliance operavam juntas um total de 4.300 rotas para 1.058 aeroportos por 190 países, que foram responsáveis por acomodar 19% de todos os passageiros que utilizaram o avião como meio de transporte em 2015. Em números reais, a aliança embarcou 641 milhões de passageiros dos 3,5 bilhões que foram transportados pelos 12 meses do ano passado, de acordo com os dados da IATA.
Os 12 maiores membros no quesito capacidade de assentos
Entre os 27 membros, tem sempre aqueles que merecem destaque. Para isso, a OAG até criou um TOP 10 para o mês de outubro que revelou quais os integrantes que mais ofertam assentos em suas rotas. A campeã deste ranking é a United, com mais de 15 milhões de assentos ofertados para este mês, o dobro da capacidade ofertada pela segunda colocada, a Lufthansa que tem para outubro uma capacidade total de 7,42 milhões de assentos.
Agora, quando o assunto é o crescimento da capacidade, o grande destaque vai para a Air Canada, que é a sexta maior companhia da aliança no momento, com 11% de crescimento na capacidade. Outras aéreas que também viram a oferta de assentos crescer significativamente foram a SWISS (22%), Austrian Airlines (10%), Ethiopian Airlines (13%), EVA Airways (16%), Brussels Airlines (15%), LOT Polish Airlines (32%) e Croatia Airlines (12%). Dividido por rotas, a maior capacidade da Star Alliance no mundo está entre Singapura e Londres/Heathrow, seguido por Frankfurt-Singapura e Frankfurt-San Francisco, como podemos ver no ranking abaixo.
As 12 maiores rotas operadas pelas parceiras
E agora o que muda com a chegada da Juneyao Airlines? Para o próprio VP de Marketing da companhia, Yu Chengji, ao minimo novas 700 rotas serão adicionadas à malha aérea da Star Alliance até 2020, com a expectativa da própria Juneyao de iniciar operações em mercados estratégicos, como América do Norte, Europa e Austrália.
Atualmente, a Juneyao pode oferecer até 1,3 milhão de assentos/mês, algo que aumentaria o número de assentos da Star Alliance em 16%, isto caso a chinesa se torne um membro full da Star Alliance no futuro. Com a atual parceria, a companhia apenas oferecerá melhores conexões a partir de Shangai Pudong, com uma oferta de assentos que chega a 280.000 por mês, aumentando já a capacidade da aliança em 3,5% para o próximo ano.