Pesquisa mostra como viajam os jovens da geração Y

Quais os destinos desejados, os perfis e os principais instrumentos utilizados pela geração Y para planejar suas viagens? A rede social de viagens Dubbi fez uma pesquisa com aproximadamente 800 viajantes, levantando informações demográficas, comportamentais e sociais sobre os jovens com idades entre 25 a 34 anos, conhecidos como millenials, que mostra, entre outras coisas, que eles usam e abusam da tecnologia para definirem seus roteiros.

Segundo a pesquisa, 53% dos entrevistados disseram quem compram passagens e reservam hotéis via celular. Já 95% afirmaram que confiam nas avaliações encontradas da internet. Esses dados demonstram a importância da tecnologia e da internet para esse relevante mercado consumidor de viagens.

The company of six gay friends are planning trip to France. Together point to Paris. The unanimous decision. Happy tourists. Top view. Buy plane tickets soon!The company of six gay friends are planning trip to France. Together point to Paris. The unanimous decision. Happy tourists. Top view. Buy plane tickets soon!The company of six gay friends are planning trip to France. Together point to Paris. The unanimous decision. Happy tourists. Top view. Buy plane tickets soon!

Créditos: Fly_dragonfly/iStock

A rede social de viagens Dubbi fez uma pesquisa com aproximadamente 800 viajantes da geração Y

A pesquisa também constatou a predominância das mulheres como planejadoras de viagens, respondendo por impressionantes 80% dos millenials ouvidos, e reconhecida como uma geração atrelada a liberdade, e ao desapego, sendo que o percentual de 55% desse grupo é solteiro, reafirmando esses lemas para os viajantes dessa parcela.

Ao contrário do que se poderia esperar de uma geração muitas vezes vista como imediatista e impaciente, os millenials gostam de programar suas viagens com razoável antecedência: 38% já começam a planejá-la 2 a 3 meses antes, enquanto 24% iniciam com 4 a 5 meses de folga.

O destino mais desejado por este público é a Europa (31%), local clássico de turismo histórico, seguido pela América Latina (27%), que vem conquistando cada vez mais o coração dos viajantes com seus preços convidativos e experiências culturais ricas, com destaque para o turismo para o Peru, Bolívia, Colômbia e Chile. Já o Brasil ocupa o 3º lugar nas preferências dessa geração, com 19% das intenções.

O perfil baladeiro (18%), cultural (17%) e mochileiro (16%) de viajar são os mais expressivos nessa categoria, enquanto aqueles que preferem roteiros de viés religioso (7%), familiar (7%) e romântico (7%) são minoria nos Millenials.

“Percebe-se que a geração Y, acompanhando tendência crescente do próprio mercado, gosta de autonomia e liberdade na hora de viajar, programando suas viagens por conta própria, utilizando-se, para tanto, das facilidades das reservas e transações online, bem como da oferta de informações e reviews de qualidade disponíveis na internet para decidir seus próximos destinos”, diz Caio Martins, co-fondador do Dubbi.

A pesquisa completa pode ser acessada aqui.