Polo olímpico, Barra ganha campanha para se tornar destino turístico do Rio
Bairro que concentrar grande parte das instalaes e competies dos Jogos Olmpicos de 2016, a Barra da Tijuca ganhou uma campanha que pretende transform-la em um novo polo turstico do Rio de Janeiro.
O projeto uma iniciativa da prefeitura, da ABIH (Associao Brasileira da Indstria Hoteleira) e do Rio Convention Visitors Bureau para aproveitar a exposio internacional que a Barra ter durante os Jogos e dar uso permanente aos 15 mil quartos de hotel que o bairro ganhar para o evento, inclusive de redes luxuosas como Hilton, Hyatt e Trump.
A campanha entre operadores de turismo tem como objetivo promover a Barra como um polo que, alm de belas atraes naturais e uma importante infraestrutura turstica, conta agora com as mais modernas estruturas esportivas da Amrica Latina, incluindo o primeiro campo de golfe olmpico do mundo, alm da Vila Olmpica e do Parque Olmpico.
O entorno do bairro, hoje com 300 mil habitantes –duas vezes a populao de dez anos atrs–, oferece uma grande variedade de opes de diverso, gastronomia, cultura e comrcio, alm de dezenas de quilmetros de praias, lagoas e mangues, tudo isso emoldurado entre as duas maiores reservas florestais urbanas do mundo.
A Barra, que at h 50 anos era uma regio praticamente desabitada, tambm conta com o maior centro de convenes da Amrica Latina, uma agitada vida noturna, boates famosas, 18 casas de espetculos e 18 shopping centers.
Se antes era uma regio isolada, com praticamente duas nicas vias de acesso, a Barra hoje totalmente conectada ao resto da cidade, com trs sistemas de vias exclusivas para nibus, uma das quais a liga de forma expressa ao Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeo, e uma linha de metr em construo.
O principal incentivador do frustrado plebiscito de 1988 para transformar o bairro em municpio independente, Roberto Medina, proprietrio da marca Rock in Rio, colocou a Barra no mapa mundial ao torn-la sede de um dos maiores festivais mundiais de msica.
“A Barra tem as condies de se transformar em um novo destino turstico dentro de um grande destino como o Rio”, declarou agncia Efe o presidente da ABIH no Rio de Janeiro e do Rio Convention Visitors Bureau, Alfredo Lopes.
De acordo com ele, para manter um “fluxo equilibrado e ininterrupto de boas taxas de ocupao”, preciso promover mundialmente as atraes do bairro e lanar “uma guia, um mapa e um logotipo especfico da Barra que reforce sua identidade”.
Outra estratgia transformar a Barra em epicentro de grandes eventos corporativos, algo j garantido em 2015, pois o bairro foi escolhido para mais de 50 congressos e feiras que atraram 800 mil participantes e receita de US$ 1 milho.
“A Barra tem condies de concorrer com So Paulo como o maior destino de convenes do Brasil”, disse Raul Melo, scio da primeira agncia que comeou a oferecer aos turistas hospedados no bairro, alm dos tradicionais passeios pelo Rio, tours especficos na Barra da Tijuca.
Segundo Melo, o turista tpico que fica dois dias na Barra para um conveno e outros dois para visitar o Po de Acar, o Corcovado e o Maracan, agora pode estender sua viagem por mais dois para fazer passeios dentro do bairro.
Outra operadora que aposta no potencial de Barra a Ecobalsas, que oferece passeios de barco na lagoa de Marapendi nos quais possvel ver os mangues da regio e sua rica fauna, que inclui animais como jacars e inmeras aves.
Rafael Andrade-18.jun.09/Folhapress
Imagem da lagoa Marapendi, localizada na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro
“Comeamos a operar h seis meses e j oferecemos 40 voos semanais”, disse o porta-voz de outra empresa tambm disposta a explorar o novo nicho e que aproveita o aeroporto de Jacarepagu para oferecer voos de helicptero por atraes como as instalaes olmpicas.
Uma dessas atraes o Museu da Seleo Brasileira, que, com sistemas de ltima tecnologia, exibe os cerca de 200 trofus conquistados pela equipe verde e amarela, incluindo as cinco Copas do Mundo, assim como uniformes e lembranas dos dolos do futebol brasileiro.
No Recreio dos Bandeirantes, bairro vizinho, outra importante atrao o museu Casa do Pontal, que fica em um stio de 5.000 metros quadrados e que, com 8.000 peas de 200 artistas brasileiros, possui aquela que considerada a principal coleo de arte popular do pas.
A poucos quilmetros, em Barra de Guaratiba, fica o stio Burle-Marx, com 3.500 diferentes espcies em 365 mil metros quadrados, rene uma das principais colees de plantas tropicais e subtropicais do mundo.
Outras atraes do entorno da Barra so o Parque Natural da Prainha, com 166 hectares de uma floresta que vai da praia a espetaculares mirantes, um parque aqutico com 42 atraes, haras que oferecem passeios a cavalo, o maior horto de palmeiras do Brasil, duas pistas de patinao no gelo, um circuito de kart e a Cidade das Artes, nova sede da Orquestra Sinfnica Brasileira.
Os visitantes tambm podem conhecer a sede do alambique Maxicana, onde so produzidos 32 mil litros por ms de cachaa, caipirinha e outras bebidas, que tambm so exportadas a pases como Inglaterra, Austrlia e China.