Polo olímpico, Barra ganha campanha para se tornar destino turístico do Rio

Bairro que concentrar grande parte das instalaes e competies dos Jogos Olmpicos de 2016, a Barra da Tijuca ganhou uma campanha que pretende transform-la em um novo polo turstico do Rio de Janeiro.

O projeto uma iniciativa da prefeitura, da ABIH (Associao Brasileira da Indstria Hoteleira) e do Rio Convention Visitors Bureau para aproveitar a exposio internacional que a Barra ter durante os Jogos e dar uso permanente aos 15 mil quartos de hotel que o bairro ganhar para o evento, inclusive de redes luxuosas como Hilton, Hyatt e Trump.

A campanha entre operadores de turismo tem como objetivo promover a Barra como um polo que, alm de belas atraes naturais e uma importante infraestrutura turstica, conta agora com as mais modernas estruturas esportivas da Amrica Latina, incluindo o primeiro campo de golfe olmpico do mundo, alm da Vila Olmpica e do Parque Olmpico.

O entorno do bairro, hoje com 300 mil habitantes –duas vezes a populao de dez anos atrs–, oferece uma grande variedade de opes de diverso, gastronomia, cultura e comrcio, alm de dezenas de quilmetros de praias, lagoas e mangues, tudo isso emoldurado entre as duas maiores reservas florestais urbanas do mundo.

A Barra, que at h 50 anos era uma regio praticamente desabitada, tambm conta com o maior centro de convenes da Amrica Latina, uma agitada vida noturna, boates famosas, 18 casas de espetculos e 18 shopping centers.

Se antes era uma regio isolada, com praticamente duas nicas vias de acesso, a Barra hoje totalmente conectada ao resto da cidade, com trs sistemas de vias exclusivas para nibus, uma das quais a liga de forma expressa ao Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeo, e uma linha de metr em construo.

O principal incentivador do frustrado plebiscito de 1988 para transformar o bairro em municpio independente, Roberto Medina, proprietrio da marca Rock in Rio, colocou a Barra no mapa mundial ao torn-la sede de um dos maiores festivais mundiais de msica.

“A Barra tem as condies de se transformar em um novo destino turstico dentro de um grande destino como o Rio”, declarou agncia Efe o presidente da ABIH no Rio de Janeiro e do Rio Convention Visitors Bureau, Alfredo Lopes.

De acordo com ele, para manter um “fluxo equilibrado e ininterrupto de boas taxas de ocupao”, preciso promover mundialmente as atraes do bairro e lanar “uma guia, um mapa e um logotipo especfico da Barra que reforce sua identidade”.

Outra estratgia transformar a Barra em epicentro de grandes eventos corporativos, algo j garantido em 2015, pois o bairro foi escolhido para mais de 50 congressos e feiras que atraram 800 mil participantes e receita de US$ 1 milho.

“A Barra tem condies de concorrer com So Paulo como o maior destino de convenes do Brasil”, disse Raul Melo, scio da primeira agncia que comeou a oferecer aos turistas hospedados no bairro, alm dos tradicionais passeios pelo Rio, tours especficos na Barra da Tijuca.

Segundo Melo, o turista tpico que fica dois dias na Barra para um conveno e outros dois para visitar o Po de Acar, o Corcovado e o Maracan, agora pode estender sua viagem por mais dois para fazer passeios dentro do bairro.

Outra operadora que aposta no potencial de Barra a Ecobalsas, que oferece passeios de barco na lagoa de Marapendi nos quais possvel ver os mangues da regio e sua rica fauna, que inclui animais como jacars e inmeras aves.

Rafael Andrade-18.jun.09/Folhapress

Imagem da lagoa Marapendi, localizada na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro
Imagem da lagoa Marapendi, localizada na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro

“Comeamos a operar h seis meses e j oferecemos 40 voos semanais”, disse o porta-voz de outra empresa tambm disposta a explorar o novo nicho e que aproveita o aeroporto de Jacarepagu para oferecer voos de helicptero por atraes como as instalaes olmpicas.

Uma dessas atraes o Museu da Seleo Brasileira, que, com sistemas de ltima tecnologia, exibe os cerca de 200 trofus conquistados pela equipe verde e amarela, incluindo as cinco Copas do Mundo, assim como uniformes e lembranas dos dolos do futebol brasileiro.

No Recreio dos Bandeirantes, bairro vizinho, outra importante atrao o museu Casa do Pontal, que fica em um stio de 5.000 metros quadrados e que, com 8.000 peas de 200 artistas brasileiros, possui aquela que considerada a principal coleo de arte popular do pas.

A poucos quilmetros, em Barra de Guaratiba, fica o stio Burle-Marx, com 3.500 diferentes espcies em 365 mil metros quadrados, rene uma das principais colees de plantas tropicais e subtropicais do mundo.

Outras atraes do entorno da Barra so o Parque Natural da Prainha, com 166 hectares de uma floresta que vai da praia a espetaculares mirantes, um parque aqutico com 42 atraes, haras que oferecem passeios a cavalo, o maior horto de palmeiras do Brasil, duas pistas de patinao no gelo, um circuito de kart e a Cidade das Artes, nova sede da Orquestra Sinfnica Brasileira.

Os visitantes tambm podem conhecer a sede do alambique Maxicana, onde so produzidos 32 mil litros por ms de cachaa, caipirinha e outras bebidas, que tambm so exportadas a pases como Inglaterra, Austrlia e China.