Ponte de Lima: “O vinho verde é seguramente um dos grandes produtos que temos”
Alto Minho
- 2016-03-05
- visitas (89)
- comentários (0)
autor
Marta Caldeira
“O vinho verde é seguramente um dos grandes produtos que nós temos e uma das grandes riquezas da região e que mais tem contribuído para a riqueza do país”, afirmou ontem o primeiro-ministro António Costa, que depois de ter sido recebido com aplausos, inaugurou o Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde em Ponte de Lima, participando, assim, nas cerimónias comemorativas do Dia do Município, que ontem assinalou a passagem dos 891 anos.
“É para mim um grande orgulho de na primeira que inauguro um equipamento ter sido logo brindado com um Centro Intrepretativo do Vinho Verde. Ponte de Lima ficou certamente marcada na minha história”, confessou António Costa.
O primeiro-ministro mostrou a sua “satisfação” aos limianos e a todos os convidados para a cerimónia oficial, entre os quais muitos autarcas minhotos, representantes de várias instituições e individualidades locais por ver o seu nome na parede de um equipamento como este centro interpretativo, considerando-o um exemplo, “pois é a partir da valorização dos nossos recursos endógenos que podemos apontar para o crescimento do país”.
Na cerimónia solene do Dia de Ponte de Lima, António Costa deixou uma palavra de apreço a todos os vitivinicultores – “pois são eles que exploram e valorizam esta grande riqueza que é o vinho e que, mais do que ‘um copo de nos deleita’, representando toda uma cultura de oportunidade de desenvolvimento do nosso território e do país, através da exportação, constituindo-se como uma grande fonte de riqueza e de criação de emprego”.
O primeiro-ministro sublinhou, desta forma, a relevância que tem um equipamento como o Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde “para dar a conhecer a sua história e o seu valor”. “Este centro intrepretativo servirá de ânimo não só para Ponte de Lima, mas para toda a região dos vinhos verdes porque vai criar um circuito, promover animação em redor do enoturismo e criar mais atractividade para que mais pessoas conheçam melhor o vinho verde”.
“Sinto uma grande satisfação por ver este centro intrepretativo a funcionar e o que ele representa e pode representar na valorização dessa grande riqueza que é o vinho verde”, frisou o primeiro-ministro. O presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Victor Mendes, elogiou o facto de o primeiro-ministro marcar presença nas cerimónia do Dia do Município, com o principal objectivo de “que nos fique a conhecer melhor”.
“Este equipamento – onde foram investidos 1,6 milhões de euros, através do ON2 – o Novo Norte – evidenciará, daqui para a frente, Ponte de Lima, em toda a Região dos Vinhos Verdes, como um dos destinos nacionais de excelência relativamente ao enoturismo, produto turístico que atrai, dia após dia, um maior número de entusiastas, ao qual se liga, como não podia deixar de ser, a gastronomia, marcante na região e outras áreas dos sectores agro-florestal e agro-alimentar, nas quais se podem destacar investimentos privados significativos e a coragem de muitos empreendedores que procuram a inovação e a criatividade para gerar riqueza no mundo rural”, disse o autarca. Apontando para sectores estratégicos para o concelho como o enoturismo, gastronomia, raças autóctones, artesanato, turismo de natureza, equestre e náutico, desporto, entre outros, Victor Mendes pediu só ao primeiro-ministro António Costa a “desburocratização” nos processos, para agilizar o desenvolvimento que o mundo rural precisa.
- imprimir
- gerar pdf
<!–
–>