Portugal é o 4º país da UE com mais receitas de turismo

Agora as estatísticas finais do turismo relativas a todo o ano de 2014 apontam para um aumento da receita em 12, 4%, superando os 10 mil milhões de euros. Os estabelecimentos hoteleiros em Portugal registaram 15 milhões de hóspedes, uma subida de 12, 6% em relação a 2013 e 43,5 milhões de dormidas.

Deste número, ressalta que o mercado externo foi responsável por cerca de 9 milhões de hóspedes, uma subida de mais de 12% em relação ao ano anterior.

Algarve photopress/Global Imagens

Quanto ao mercado interno, também teve a sua quota parte: subiu mais de 13%, o que equivaleu a 6,1 milhões de dormidas. O Reino Unido continua a ser o principal emissor de turistas com cerca de 24% e um aumento a rondar os 9,5%, seguido da Alemanha, que cresceu 7,6% e a Espanha, com um crescimento também de 15,4%.

Portugal aumentou igualmente o saldo da balança turística em 15,4%, tendo correspondido a 7,1 mil milhões de euros em 2014, sendo o quarto país da União Europeia com maior saldo. A descer só o número de cruzeiros que no porto de Lisboa baixou 5,2% e no Funchal 1%.

No documento revelado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a Organização Mundial de Turismo alerta, no entanto, para a possibilidade de no futuro começar a haver um abrandamento da actividade turística.