Projeção de turistas japoneses para Olimpíada aumenta com isenção de visto

Georthon Branquinho, da EBT Japo - Mercosul, Ana Paula Kobe, da Embaixada do Brasil em Tquio, Bruno Reis e Guilherme Miranda, da Embratur, na sede da Embaixada Foto: divulgao

Georthon Branquinho, da EBT Japão – Mercosul, Ana Paula Kobe, da Embaixada do Brasil em Tóquio, Bruno Reis e Guilherme Miranda, da Embratur, na sede da Embaixada    Foto: divulgação

Quase todos os ingressos para a Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016 colocados à venda no Japão já foram comprados.

O interesse dos japoneses pelos Jogos Olímpicos e pela isenção de visto para entrar no Brasil estão levando os técnicos da Embratur a fazerem projeções ainda mais otimistas sobre a presença de turistas no período dos Jogos.

A isenção de visto para o Japão, Estados Unidos, Canadá e Austrália foi sancionada pela Presidência da República em 2015 e valerá a partir de 1º de julho até 18 de setembro.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo, a facilidade da isenção aos mercados de forte tradição olímpica pode gerar um aumento de até 20% no fluxo entre os destinos. Isso representa um acréscimo de cerca de 75 mil turistas internacionais e uma injeção de US$ 80 milhões na economia brasileira.

Atenta à oportunidade, a Embratur desenvolveu uma ação de divulgação da isenção no Japão, em parceria com a Embaixada do Brasil em Tóquio e com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

O presidente substituto da Embratur, José Antônio Parente, comentou que foi uma oportunidade para estreitar relações.

“Pudemos esclarecer eventuais dúvidas ao trade japonês, um mercado promissor que, em 2015, destinou mais de 70 mil turistas ao Brasil. É um número representativo, mas que podemos potencializar por meio da divulgação dos Jogos no Rio de Janeiro, e também de outros destinos brasileiros”, afirmou Parente.