Projeto de turismo com base solidária será apresentado em …

Caminhada na Natureza faz parte do projeto (Foto: Vitor Nantes/Secom Casimiro de Abreu)Atividades físicas fazem parte do projeto (Foto: Vitor Nantes/Secom Casimiro de Abreu)

A preocupação em promover o desenvolvimento econômico de Casimiro de Abreu, no Rio, por meio de ações sustentáveis, será conhecida por participantes de todo o Brasil entre os dias 11 e 16 de agosto. Neste período acontece o II Encontro Nacional de Turismo Solidário (Turisol), na Universidade de Brasília. 

O município estará representado pelo secretário de Turismo e Eventos, Oscar Pires Junior, que repassará as informações sobre a formatação e o propósito do circuito de caminhadas em Casimiro de Abreu, bem como o seu vínculo com o turismo solidário e comunitário. “Estamos com as nossas atividades em funcionamento e poderemos colaborar para demonstrar como tudo isso funciona na prática”, disse.

No Encontro, Oscar Pires Junior, vai aproveitar para falar do Congresso de Delegados da Federação Internacional de Esportes Populares, que acontecerá em 2016 em Casimiro de Abreu. Com o evento, cidade entrará para história, pois será a primeira na America Latina a receber o encontro.  Ele vai movimentar significativamente a economia local, pois são esperadas cerca de 300 pessoas de países como Alemanha, Hungria, Estados Unidos, Áustria, Holanda, Japão, Coréia, entre outros.

Passeio a Cavalo irá compôr as atividades (Foto: Vitor Nantes/Secom Casimiro de Abreu)Passeio a Cavalo irá compôr as atividades
(Foto: José Eduardo/Secom Casimiro de Abreu)

Ações de sucesso
Há três anos, Casimiro de Abreu implantou o projeto Caminhada na Natureza e, desde então, conseguiu consolidar esta atividade esportiva junto aos moradores e visitantes de toda a região, que são atraídos para os circuitos executados. Por ano, são aproximadamente seis caminhadas que passam pela área urbana, rural e serrana. No caminho conseguem observar a natureza, característica tão marcante no município. A intenção é aumentar este número para 12.

Paralelo a isso, em 2013, as primeiras atividades relacionadas ao projeto de Agroturismo Ecológico começaram a ser desenvolvidas. Esta ação consiste nos processos de experimentação da vivência do agricultor familiar orgânico, complementando sua renda, promovendo a troca de conhecimentos e valorização da cultura.

Por meio de uma gestão estratégica de turismo as duas iniciativas foram entrelaçadas e, dessa maneira, está sendo promovido o desenvolvimento econômico junto aos produtores rurais inseridos no Agroturismo Ecológico, que podem vender seus produtos orgânicos durante as caminhadas.

Caminhadas movimentam as localidades por onde passam  (Foto: Juliana Guzzo/Secom Casimiro de Abreu)Caminhadas movimentam os locais por onde passam
(Foto: Juliana Guzzo/Secom Casimiro de Abreu)

Encontro
O evento vai reunir iniciativas de norte a sul do país para um debate democrático sobre os rumos do turismo de base comunitária no Brasil, fomentar a troca de conhecimento e negócios. Ação reunirá, além das comunidades, academia, governos, operadoras de turismo e ONGs de apoio às iniciativas comunitárias e de economia solidária, bem como convidados internacionais.