Projeto retrata universo da cultura alimentar na África
O Evoé é um projeto fotográfico que carrega o olhar da nutrição, buscando retratar todo o universo da cultura alimentar em diferentes partes do mundo –a começar pelo continente africano. Seu intuito é não apenas mostrar do que as pessoas se alimentam, mas como o alimento é cultivado e quais são os modos tradicionais de vida para que ele chegue ao prato das pessoas.
Leonardo Salomão
Além das fotografias, os textos divulgados no site e nas redes sociais do projeto trazem os contextos políticos e econômicos dos países visitados que tenham relação com o tema.
A fotografia documental tem a função de transmitir as origens do cultivo, do preparo, do servir, do comer, dos costumes e dos comportamentos alimentares, oferecendo a compreensão da identidade de determinado povo. É um trabalho que demanda uma proximidade que só a imersão e a convivência com esses povos pode oferecer.
O Projeto Evoé vem auxiliando ONGs e comunidades tradicionais a desenvolverem soluções para o desenvolvimento econômico e social. Como exemplo, é possível citar a Vila de Chiawa, no interior da Zâmbia, que passou a utilizar o conceito da cultura alimentar e da fotografia para dar início ao turismo cultural na região.
O projeto foi iniciado pela nutricionista Daniella Schuarts e pelo fotógrafo Leonardo Salomão no Zimbabwe, com continuidade na Zâmbia. Atualmente eles estão na Tanzânia. Futuramente, o projeto estará presente em Malawi, Quênia e outros países que ainda estão sendo estudados.