Projeto visa impulsionar turismo na capital catarinense
A parceria entre a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Turismo, e o Sebrae-SC ultrapassou mais uma etapa neste mês. A proposta do projeto “Floripa Pró-Turismo” é a de fortalecer e impulsionar o setor turístico da cidade durante o ano inteiro. Entre as ações estão um plano de marketing turístico da cidade, diagnóstico do mercado e inventário turístico. Foram desenvolvidos diversos encontros com representantes do trade, entidades e consultores, com a finalidade de discutir as temáticas e as propostas de elaboração dos materiais.
Plano de Marketing – Um dos planejamentos entregues, voltados ao desenvolvimento do setor, é o ‘Plano Floripa`, que traça estratégias de ação até 2021. Nele foram montados direcionamentos e estratégias de marketing a serem traçadas pelo destino nos próximos anos. A base deste material é fundamentada em quatro pilares: gestão com foco no mercado; produto turístico; comunicação e divulgação e a comercialização e distribuição.
Diagnóstico de Mercado – O documento apresenta uma análise mercadológica relacionada às tendências macroambientais do setor de turismo. Ele orientou, ainda, a organização dos dados já existentes sobre a situação atual da cidade de acordo com tópicos como: cenário do turismo; características do território; visita de reconhecimento do território; perguntas norteadoras; análise macroambiental; análise de demanda e da oferta turística e a análise de forças e fraquezas.
Fluxograma de Eventos – A ideia é de que ele melhore a gestão da Secretaria Municipal de Turismo com relação ao segmento de negócios e eventos, apresentando como devem ser encaminhadas as solicitações de alvarás para a realização de eventos. Ele oferece, ainda, sugestões de alterações para a Lei 186/2005, que dispõe sobre a promoção e realização de eventos de grande porte no município.
Inventário Turístico – Deverá ser entregue em breve, ainda o levantamento dos atrativos turísticos que consiste em um mapeamento de tudo o que há relacionado ao turismo na cidade, revelando o potencial do segmento para o desenvolvimento econômico de Florianópolis.
Demanda Turística – O intuito foi o de estudar o perfil e as características da viagem entre os turistas que chegam à cidade; levantar as formas de organização da viagem; os aspectos referentes à satisfação do público com a cidade e sua infraestrutura e caracterizar os perfis do turista quanto ao gênero, faixa etária, graus de instrução e renda.