Promoção e infraestrutura: passos para a “nova Salvador”

Claudio Tinoco, secretário de Cultura e Turismo de Salvador

Uma cidade em transformação. Esta é a imagem que Salvador passa para o turista percorre desde o centro histórico até a orla. Uma série de obras de infraestrutura vêm não só modificando a paisagem, como também revitalizando equipamentos ao longo da capital baiana. Até o momento já foram investidos mais de R$142 milhões do tesouro municipal em obras já executadas, como as novas orlas do Rio Vermelho e da Barra e os fortes de Santa Maria e São Diogo.

Nestes espaços é possível notar a presença de bares e restaurantes inteiramente reformulados, sinalização turística, ciclovias e quadras de grama sintética, além de um cuidado com a limpeza dos espaços públicos. “Estamos fazendo diversas intervenções e nossa estratégia é apresentar uma nova Salvador para o Brasil e para o mundo”, destaca o secretário de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco.

As reformas poderão ser potencializadas no decorrer dos próximos meses, com investimentos decorrentes do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo em Salvador (Prodetur). No último dia 21, o Senado Federal autorizou a cidade contratar empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no valor de até US$ 52,5 milhões. O montante representa metade dos US$ 105 milhões em investimentos previstos para o Prodetur.

“A próxima etapa é assinatura do contrato com o banco. É um plano muito amplo com a perspectiva da implantação de um novo plano de marketing, ações de promoção. Queremos que este contrato seja assinado até maio e iniciar ações em junho” destaca ele.

No programa estão previstas a requalificação da tradicional Avenida Sete, no Centro Histórico; criação do Museu Casa da História de Salvador, requalificação da orla no trecho Stella Maris/Flamengo/Ipitanga e ações de segurança turística.

Mas uma das principais apostas é o novo plano de promoção, que visa divulgar as melhorias da cidade e os novos equipamentos e reforçar os atrativos tradicionais, como a gastronomia, cultura, religiosidade e história. Entre as ações estão previstas divulgações em mídias impressas, rádio e televisão, além de uma forte ação nas redes sociais.

A hotelaria também é uma aposta para reposicionar a cidade. Grandes marcas como Sheraton e Pestana já contam com unidades na cidade, a segunda instalada no antigo Convento do Carmo, que traz uma experiência especial a quem visita. Outra novidade da cidade é o recém-inaugurado Hotel Fera, que apostou em uma reformulação do imóvel do antigo Palace Hotel, edifício icônico da década de 1930.

O conjunto de ações que vem mudando a cara da cidade alinha tradição e cultura com a modernidade do século XXI para reposicionar a capital baiana como um dos principais destinos do país, posição que ocupou durante muito tempo durante o século XX.