Qatar Airways vai adquirir 10% das ações do Grupo Latam

Latam pode ganhar mais um proprietário, o polêmico Akbar Al Baker

A Qatar Airways decidiu dar mais um importante passo para continuar ampliando sua presença em âmbito global. Desta vez, o alvo é a América do Sul, já que companhia do CEO Akbar Al Baker afirmou um acordo de “Subscription Agreement” com o Grupo Latam, para que possa adquirir até 10% do total de participação acionária da sul-americana, isto por meio de um aumento de capital.

O Grupo já anunciou que realizará uma reunião Extraordinária de Acionistas, no máximo até o dia 2 de setembro de 2016, para propor o aumento de capital no valor de US$ 613 milhões, mediante a emissão de ações a um preço de US$10 por ação.

O anúncio foi realizado na Feira Internacional Aeronáutica de Farnborough, na Inglaterra, onde ambas as empresas foram representadas pelos seus respectivos CEOs: Akbar Al Baker, Group Chief Executive da Qatar Airways, e Enrique Cueto, CEO do LATAM Airlines Group.

“A Latam representa uma grande oportunidade de investimento e suporte ao desenvolvimento da nossa relação de longo prazo. Como o grupo de companhias aéreas líder na América Latina e membro da oneworld, este investimento poderá representar futuras oportunidades para a rede global da Qatar Airways, complementando o bem-sucedido investimento que já fizemos no grupo IAG”, disse Akbar Al Baker, CEO da Qatar Airways.

“Estamos muito orgulhosos em anunciar a entrada da Qatar como acionista da Latam, o que reafirma os laços que ambas companhias já tem como membros da aliança oneworld. Este investimento valoriza o que temos construído como Latam e respalda o projeto do grupo para o futuro. Além de fortalecer nossa posição financeira, isso nos permite explorar novas oportunidades de conectividade com a Ásia e o Oriente Médio, bem como outras áreas de cooperação”, destacou Enrique Cueto, CEO do Grupo Latam.

As companhias esperam que essa transação seja concluída até o fim do quarto trimestre de 2016. A Qatar Airlines foi assessorada por HSBC Bank plc, Weil, Gotshall Manges LLP e Carey, enquanto o LATAM Airlines Group S.A. foi assessorado por JP Morgan, Claro Cía e Sullivan Cromwell.