Relatório aponta tendências para a indústria do turismo

O instituto de pesquisas Euromonitor International divulgou nesta semana, em parceria com a World Travel Market, exposio mundial de turismo realizada em Londres entre os dias 2 e 5, a dcima edio do relatrio de tendncias “WTM Global Trends Report”.

O documento aponta tendncias em diversos destinos –como a ndia, os Estados Unidos e a frica– e setores, a exemplo da hotelaria e do uso da tecnologia em viagens.

Um dos destaques do relatrio o crescimento do setor como um todo, a despeito das dificuldades e incertezas econmicas em grandes mercados como o americano, o europeu e o chins.

A quantidade de desembarques, que alcanou 1,1 bilho em 2014 (expanso de 4,3% em relao a 2013), deve fechar este ano com novo crescimento, de 3,7%.

Veja abaixo as principais tendncias detectadas pelo relatrio.

*

CIDADES TECNOLGICAS NO REINO UNIDO

Locais como Bristol, Cambridge, Glasgow e Millton Keynes tm apostado, por exemplo, na instalao de beacons (sistema de sensores que se comunicam com smartphones) e at de carros sem motoristas para facilitar a vida de turistas e tornar a atividade mais sustentvel.

HIPSTERIZAO EUROPEIA

Ainda que destinos clssicos se mantenham bastante visitados, cidades fora do “mainstream” tm despertado ateno de visitantes –especialmente da gerao de “millennials”.

Destacam-se na vanguarda dos destinos hipsters bairros e cidades como Dalston, em Londres (Inglaterra), Kreuzberg, em Berlim (Alemanha), Sodermalm, em Estocolmo (Sucia), Norrebro, em Copenhague (Dinamarca), Miera iela, em Riga (Letnia), e Kalamaja, em Tallinn (Estnia).

FRIAS SEM LIMITES

Nos Estados Unidos, pas em que 54% das pessoas sentem falta de mais dias de descanso, empresas como Netflix, Evernote, Gravity Payments e Virgin comeam a adotar polticas de descanso liberado –o funcionrio decide quando e por quanto tempo ter frias.

IR COMO NOVO DESTINO

A instabilidade poltica menor deve aumentar o nmero de turistas no pas, cheio de atraes histricas e religiosas –alm de outras menos bvias, como 19 estaes de esqui.

Cidados de locais como Frana, Alemanha e Rssia j podem obter vistos ao chegar ao Ir, e o Reino Unido retirou o pas da lista de pases aos quais s se deve viajar por motivos inadiveis.

PERSONALIZAO

Com o crescimento da importncia de agncias de viagens on-line e de tecnologias como a da “big data”, personalizar cada vez mais a experincia deve se tornar uma realidade. O relatrio cita aplicativos que avisam de restaurantes bem avaliados que estejam prximos ao turista.

Smartphones tambm tero papel cada vez mais preponderante: eles j respondem por 12,5% das transaes (ou US$ 96 bilhes) on-line no setor.

PAPEL DA TECNOLOGIA

A tecnologia tambm tem papel importante em dois mercados: na frica, uma exploso de start-ups tem melhorado o ambiente para o turismo de negcios; na ndia, aberto o turismo populao sem acesso a bancos, com novos meios de pagamento.

At a indstria de luxo tem se usado de novas tecnologias: redes hoteleiras devem apostar no financiamento coletivo para abrir pequenos hotis-butique.