Rio Claro sediou na terça-feira (18) etapa do curso “Organização e planejamento do turismo receptivo” oferecido pelo Senac aos participantes do Conselho Regional de Turismo da Serra do Itaqueri. O curso tem a duração total de 36 horas com encontros quinzenais.
Durante as atividades foram elaborados dez roteiros integrados que, futuramente, poderão ser utilizados pelas agências de turismo. “Visando maior permanência do turista que visita a região, é possível, com a diversidade nos segmentos de turismo que temos, oferecer uma gama de atrativos com atividades para até quatro dias”, comenta o secretário de Turismo de Rio Claro, Renê Neubauer.
Os roteiros incluem desde passeios de balão e caminhadas nas trilhas ecológicas da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade até almoço em locais como a Rua do Porto em Piracicaba e rafting com tirolesa em Brotas.
“Com a diversidade turística que encontramos na região podemos oferecer turismo cultural, turismo de saúde, turismo rural, turismo de natureza, de eventos, de aventura e gastronômico”, explica o turismólogo Renê Grella. “São mais de 30 atrativos turísticos consolidados na Serra do Itaqueri”, comenta.
Secretários, diretores e membros ligados ao setor de turismo realizaram no término das aulas um passeio por Rio Claro, percorrendo os principais atrativos turísticos. O destaque foi a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, onde todos puderam obter mais detalhes da importância desse patrimônio para a regionalização e desenvolvimento do turismo entre as 13 cidades integrantes.