RIOgaleão registra resultados positivos na avaliação dos passageiros

O RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim registrou uma melhoria em 35 dos 38 itens avaliados pela pesquisa de satisfação dos passageiros, do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, comparando dados de 2016 e 2017. O avanço na satisfação dos passageiros é resultado do investimento de R$ 2 bilhões na modernização completa da estrutura e serviços implementados pela concessionária.

A pesquisa avalia a prestação de serviço e atribui notas de 1 a 5. Em 2017, o RIOgaleão apresentou 30 das 38 notas acima de 4, índice considerado de boa qualidade e usado como meta pela Conaero (Comissão Nacional de Atividades Aeroportuárias).

Em 2016, o aeroporto possuía 26 notas acima desta média. Entre os itens que tiveram avanço, segundo os passageiros, estão: a velocidade na restituição de bagagem (+0,70), custo-benefício do estacionamento (+0,68), a integridade da bagagem (+0,61), custo benefício dos produtos comerciais (+0,59), a qualidade na informação prestada nos painéis das esteiras de restituição de bagagem (+0,51), a limpeza dos sanitários (+0,33) e o conforto acústico (+0,30). A evolução nos índices demostra o reconhecimento do esforço da concessionária em tornar a experiência do passageiro que escolhe o RIOgaleão cada dia melhor.

No recorte do último trimestre de 2017, o RIOgaleão foi avaliado como o aeroporto que oferece o melhor serviço de wi-fi no país. A pesquisa ouviu 13,9 mil entrevistados entre outubro e dezembro do ano passado. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) também realizou uma pesquisa que mede a qualidade dos serviços e das instalações oferecidos pela concessionária aos passageiros.

A pesquisa FIPE é uma exigência da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) para avaliar a opinião dos passageiros com relação à qualidade do serviço e da operação dos aeroportos concedidos. Segundo dados de 2017, todos os indicadores definidos pela Anac para compor o fator que mede a qualidade do serviço prestado pelo RIOgaleão superaram a meta estipulada pela agência reguladora. Já o indicador de satisfação geral foi 17% superior ao padrão exigido pela Anac para o RIOgaleão.