Salta e Jujuy na Argentina apostam no contínuo crescimento de turistas brasileiros

O retorno dos destinos na ABAV Expo 2022, foi recheado de confiança e aposta crescente no mercado brasileiro, que hoje já é um dos principais públicos recebidos no país, principalmente em virtude do novo voo das Aerolíneas Argentinas, que conectam diretamente Salta e São Paulo.

As regiões de Salta e Jujuy, localizadas no Norte argentino e muito próximas uma da outra, possuem traços culturais muito diferentes do restante da Argentina que estamos acostumados, pois é uma região de conexão com outros povos da América Latina, conferindo às regiões um mistério e cultura muito densos.

Além disso, possuem paisagens naturais riquíssimas que vão desde salares até montanhas coloridas, passando por vales, mares de cactos, desertos, quebradas e uma infinidade de construções geológicas naturais belíssimas.

Um dos destaques de Salta é a travessia da Cordilheira dos Andes pelo Trem das nuvens, uma das três ferrovias mais altas do mundo. O Trem foi escolhido pela National Geographics entre os 10 melhores trem do mundo e neste ano, está completando 50 anos.

Falando em altura, nas regiões temos os espetaculares vinhos de altura e é em Jujuy que está localizado o vinhedo mais alto do mundo, há 3.329 metros de altitude, na Quebrada de Humuhuaca. Para os apreciadores de vinho que nunca provaram esses vinhos de altitude, sem dúvida falta em seu portfólio essa riquíssima experiência.

Isso porque ainda nem foi citada a gastronomia de dar água na boca! Quem viaja para as regiões diz ter ´provado por ali as melhores empanadas da sua vida, além de outras maravilhas regionais.

Até poucos anos atrás, Salta e Jujuy era pouco conhecida pelo turista brasileiro, mas com a divulgação constante pelos destinos e o voo lançado esse ano pelas Aerolíneas Argentinas, que conecta Salta a São Paulo diretamente, esse cenário vem mudando e crescendo exponencialmente o número de turistas brasileiros no destino. Segundo María Eugenia Cornejo, Diretora Executiva do INPROTUR Salta, “Nesta temporada de inverno tivemos 22% de brasileiros dentre os turistas estrangeiros que visitaram a província de Salta, principalmente em virtude do voo da Aerolineas Argentinas. Para nós, o Brasil representa um mercado prioritário e por isso promovemos os destinos do Norte da Argentina há treze anos nas feiras de turismo brasileiras. Adicionalmente, temos confirmado dois voos pelas Aerolíneas Argentinas, os quais operam de São Paulo a Salta às quintas-feiras e sábados e de Salta a São Paulo aos domingos e quartas-feiras. Esses voos, já confirmados, são uma ótima notícia para nós porque permitem uma previsibilidade das viagens futuras, além de permitir que cada vez mais brasileiros visitem a nossa região”.

Diego Valdecantos, secretário de Turismo de Jujuy e María Eugenia Cornejo, diretora executiva do INPROTUR Salta

Jujuy, região praticamente vizinha a Salta e que também disfruta dos benefícios do voo, falou um pouco sobre o turismo na região durante a ABAV 2022: “A ABAV 2022 foi muito importante para Jujuy porque o Brasil é um mercado que estamos trabalhando fortemente a partir do voo que conecta São Paulo a Salta e a proximidade que temos desse aeroporto. Se comparamos os números com anos anteriores, os principais turistas estrangeiros que temos em Jujuy são brasileiros, que chegam não só por via aérea, mas também por terra em motocicletas, pois gostam de desfrutar das rotas e paisagens de Jujuy, visitando as Salinas Grandes, Purmamarca e também Humahuaca, entre outros. Para este verão esperamos uma tendência semelhante ao inverno, e que possamos continuar a receber calorosamente o turista brasileiro.”, disse Diego Valdecantos, Secretário de Turismo de Jujuy

O destino lançou recentemente uma divertida campanha que rapidamente tornou-se viral, atingindo 15 milhões de visualizações nos primeiros dias da campanha. Confira: