Salvador Destination completa 3 anos e negocia 85 eventos para a Bahia

Paulo Gaudenzi (pres. Salvador Destination) e prefeito ACM Neto

Paulo Gaudenzi (pres. Salvador Destination) e o prefeito ACM Neto

Ao completar três anos de atuação, a Salvador Destination confirmou 25 eventos para a capital baiana, com média de 1.520 participantes por congresso, que movimentaram  a economia da cidade em US$ 34,2 milhões, trazendo mais de 38 mil pessoas. A entidade trabalha, ainda, com a perspectiva de confirmar outros 85 congressos, que podem injetar mais de US$ 116 milhões na economia e atrair 130 mil congressistas, nesses próximos três anos. “Esperamos que a economia volte a crescer este ano, mesmo que timidamente, e que isso tenha reflexo na atividade do turismo”, analisa Paulo Gaudenzi, presidente da Salvador Destination.

O entusiasmo também atinge o Conselho Baiano de Turismo (CBTur), que aponta a melhora da ocupação hoteleira como sinal de que os tempos podem melhorar. Crítico da atuação do Governo do Estado no turismo, o CBTur emitiu recentemente documento à imprensa onde frisa que, mesmo representando 7% do PIB baiano, o turismo “continua sem o prestígio correspondente a seu peso na economia do Estado, não fazendo parte das prioridades da gestão”.

O inicio da execução do Prodetur – Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo de Salvador, a partir de março, também é visto como um sinal importante de que o turismo em Salvador tende a crescer. Com recursos da ordem de US$ 105 milhões, o Prodetur prevê diversas ações que vão proporcionar uma melhor infraestrutura turística na capital, a exemplo da requalificação da tradicional Avenida Sete, no Centro Histórico; criação do Museu Casa da História de Salvador, requalificação da orla no trecho Stella Maris/Flamengo/Ipitanga (outros trechos como Barra, Ondina, Rio Vermelho e Itapuã já foram revitalizados), ações de segurança turística, além da promoção do destino, enumera o secretário municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco.