O maior evento televisivo dos Estados Unidos, o Super Bowl acontece neste domingo, dia 7, em San Francisco, na Califórnia. A final do campeonato de futebol americano (NFL, em inglês) também é conhecida, entre outras coisas, por ter o minuto publicitário mais caro do mundo.
A 50ª edição será disputada entre o Carolina Panthers e o Denver Broncos, no Levi’s Stadium, casa do San Francisco 49ers. Com capacidade para 68.500 pessoas, o estádio foi inaugurado em 2014 depois de uma reforma de mais de US$ 1,2 bilhão.
Rich Niewiroski Jr./Wikimedia Commons
A Golden Gate é considerada uma das Sete maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis
O pessoal do ViajaNet fez uma seleção de atrações imperdíveis em San Francisco. Confira abaixo:
San Francisco é a verdadeira terra da liberdade na América do Norte, um dos berços do movimento hippie (que dominou todas as vertentes da sociedade e da cultura americanas a partir da segunda metade do século 20). É possível sentir o clima ao visitar o antigo ancoradouro Fishermen’s Wharf, que conta com lojas, restaurantes e bares repletos de pessoas –e, com sorte, alguns leões marinhos prestando uma visitinha.
Tão famosa quanto a Estátua da Liberdade em Nova York, a Golden Gate encanta os residentes e visitantes de “San Fran” com seus arcos e linhas avermelhados em uma construção exemplar que mistura engenharia e arte.
Cenário –ou pano de fundo– de dezenas de filmes e séries de TV, a ponte é um dos símbolos mais famosos da Califórnia e dos Estados Unidos como um todo.
Event/Wikimedia Commons
Vista da ilha de Alcatraz, com o presídio ao fundo
Outro ponto que vale a visita é a ilha de Alcatraz, localizada no meio da baía de San Francisco. Inicialmente utilizada como base militar, mais tarde foi convertida em uma prisão de segurança máxima, tornando-se a mais famosa do mundo em seu período de atividade –muito por conta dos criminosos que trancafiou, como o gângster Al Capone. Atualmente, é um ponto turístico operado pelo National Park Service junto com a Área de Recreação Golden Gate.
Lombard Street
A rua mais sinuosa do mundo foi idealizada por um morador da região e existe desde 1922. Ao longo dos anos, o trecho entre a Leavenworth St. e a Hyde St. ganhou oito novas curvas para facilitar a descida dos carros. A rua ficou famosa entre os moradores de San Francisco, bem como entre os turistas.
Yosemite National Park
Área protegida desde 1864, o Parque Nacional Yosemite é muito conhecido por suas quedas d’água, mas dentro de seus 3 mil km², é possível encontrar vales profundos, grandes campos, sequoias gigantes e centenárias, e muitas belezas naturais. A maneira mais comum de chegar ao Yosemite, para os visitantes que estão em São Francisco, é o tour em ônibus, mas para aproveitar ao máximo o que o local tem a oferecer, o mais indicado é alugar um carro e passear livremente pelo trajeto.
Pier 39
Ponto ideal para relaxar à beira do cais, o Pier 39 conta com uma das vistas mais privilegiadas de toda a cidade de San Francisco. De lá, é possível avistar a Golden Gate e a ilha de Alcatraz se o dia estiver sem fog.
Chinatown
Chinatown existe em todo lugar. A comunidade oriental de San Francisco, no entanto, não só é a mais antiga dos Estados Unidos –existe de 1848– como também é a maior do mundo fora da Ásia. A presença de imigrantes chineses é tão forte na cidade que placas de identificação, letreiros, cardápios, panfletos informativos e outros estão todos em três línguas: inglês, espanhol e chinês.
Santa Clara
Divulgação
O Levi’s Stadium, casa do San Francisco 49ers, será palco do maior eventos esportivo dos Estados Unidos
A cidade de Santa Clara, a pouco mais de 70 quilômetros de San Francisco, é a verdadeira sede do Super Bowl 50. O Levi’s Stadium é a casa do San Francisco 49ers desde 2014, e sediará pela primeira vez a final da NFL. A localidade também é conhecida por fazer parte do Vale do Silício, região símbolo da revolução tecnológica americana, e é a sede de empresas como Intel, Sun Microsystems e NVIDIA, entre muitas outras do setor.
Super Bowl 50
Carolina Panthers e Denver Broncos fazem a final da NFL cercados de ineditismos, a começar pelo nome oficial da partida: ao invés dos tradicionais numerais gregos –em 2016, seria a letra L–, a edição exibe o numeral 50 em algarismos romanos na cor dourada. Confira outras curiosidades sobre os times que disputam a taça: